Egressos da Unisinos têm trabalhos premiados

Evento ocorreu na última terça-feira, 17/12

Crédito: Corecon

Os egressos da graduação e do mestrado em Economia, Nadine Steffen e Gregory Volpato, foram premiados pelo Conselho Regional de Economia do RS (Corecon). Nadine conquistou o 1º lugar na categoria Monografias ou Trabalhos de Conclusões de Curso e Gregory a 2ª colocação em Dissertações de Mestrado.

O TCC de Nadine, intitulado Os efeitos do comércio intraindústria sobre a complexidade econômica: Uma abordagem a partir do padrão tecnológico, faz uma associação entre comércio intraindústria (países que compram e vendem, simultaneamente, produtos de uma mesma indústria, sejam partes e peças ou bens finais) e complexidade econômica (sofisticação e diversificação do tecido produtivo do país). “Foram calculados os índices de comércio intraindústria para 43 países, no período de 2002 a 2016. Para a formação da base de dados, foram utilizados ainda indicadores de participação da indústria no PIB do país, investimento em P&D, concentração das exportações, anos de educação, entre outros”, explicou a egressa.

Nadine contou que para estudar um tema ainda pouco explorado, como o caso da complexidade econômica, já é esperado um maior esforço para identificar conexões teóricas, métodos e resultados. “O conhecimento adquirido ao longo da graduação foi o alicerce da construção do TCC. Na minha experiência destaco as disciplinas de economia internacional, economia industrial, estatística e econometria como fundamentais”, comentou.

A egressa da graduação completou dizendo que esse prêmio é uma grande prova de que todo tempo e dedicação empenhados no trabalho final foram uma boa escolha. “É uma honra recebê-lo, vem para coroar os anos de trajetória acadêmica até aqui”, ponderou Nadine.

Para o professor e orientador, Marcos Tadeu Lelis, o TCC ajuda a aplicar conceitos, teorias e métodos aprendidos ao longo da graduação. “Concorreram a essa premiação TCCs que foram distinção em todas as universidades do RS. O fato de uma monografia feita na Unisinos ser premiada mostra a qualidade do ensino oferecido aqui”, afirmou.

A dissertação de Gregory analisou o mercado de planos de saúde nacional no período de 2001 a 2017. A partir da criação da Agencia Nacional da Saúde em 1999, o mercado modificou-se completamente com novas regulações e crescente diminuição de empresas no setor. Existiam entorno de 1100 empresas em 1999, e em 2017 apenas 700. “Diversos fatores contribuíram para essa redução. Por meio de um modelo baseado em agentes, consideramos cada empresa um ser vivo com comportamentos interativos no mercado. O modelo permitiu que observássemos como a distância geográfica e a diferença de faturamento real entre as empresas que se fundiram responderam ao processo, e explicaram tendências locacionais e comportamentais”, explicou o mestre em Economia.

Crédito: Corecon

Gregory disse também que o sentimento pela premiação é imensurável. “Possuo outros sonhos e objetivos, porém foi um estímulo importante para minha caminhada acadêmica. Reconheço as dificuldades do processo, mas foi um grande troféu para minha família, que me apoiou em todo esse período”, completou.

Para a coordenadora do PPG em Economia e orientadora da dissertação, Luciana de Andrade, receber o Prêmio Corecon/RS é um importante reconhecimento da qualidade de pesquisa desenvolvida pelos alunos. “Ter egressos agraciados pelo Prêmio é motivo de muito orgulho para o Programa e reforça o nosso compromisso com a geração de conhecimento e com o efetivo de impacto de pesquisa”, finalizou.

Sobre a Corecon-RS

O Prêmio é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul. A premiação é destinada a profissionais que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.