Ciência dos dados: como o Big Data pode ajudar o seu negócio

Utilizar a tecnologia promete solucionar problemas complexos de ambientes dinâmicos

Crédito: Getty Images

Dois milhões e meio de milhões de milhões. Mais precisamente, 2,5 quintilhões. Essa é a quantidade de dados que circula na internet todos os dias. São cerca de quatro bilhões de usuários. Estima-se que, diariamente, 294 bilhões de e-mails são enviados e mais de 1 bilhão de buscas únicas do Google são feitas. Cliques, postagens, compartilhamentos. Os usuários declaradamente trocam informações por comodidade, novidades, e até sem perceber. A questão é: como esses dados podem beneficiar o seu negócio?

Esse imenso volume de informação não pode mais ser ignorado. Big Data e Data Science não são mais palavras futuristas. Elas passaram a ser ferramentas essenciais no ambiente corporativo. Não é por nada que a IBM calcula que a demanda por cientistas e engenheiros de dados vai crescer 39% até 2020. Empresas mais à frente já têm consciência da importância de profissionais que possam extrair os melhores conjuntos de informações, tanto a partir do conhecimento de tecnologia como de aspectos da organização.

Os cientistas de dados são um sinal dos novos tempos. Grandes empresas, como Google, Facebook, Netflix já apostam todas as suas fichas no garimpo desse grande volume de informação para entender e criar estratégias para melhor atender a seus consumidores. Ocultos nesses dados residem insights que podem gerar transformações disruptivas nos negócios. Técnicas e ferramentas são decisivas na hora de decifrar essas informações.

Pensando nisso em novo contexto global e em capacitar profissionais para atuar no desenvolvimento da região em âmbito nacional e internacional, a Unisinos criou o curso de especialização lato senso em Big Data, Data Science e Data Analytics. Ele aborda diversos aspectos da área de ciência de dados com foco na extração de informações de grande valor para atividades e processos, a partir da mineração dos dados mantidos por empresas e instituições.

Segundo o coordenador Gustavo Pessin, o curso vai capacitar o aluno em relação a conceitos, ferramentas e metodologias, as quais possibilitarão a manipulação de grande volume de dados, a sua análise e tratamento, a identificação de informações e o desenvolvimento de aplicações analíticas. “o nosso curso pretende aproximar os aspectos técnicos das necessidades das instituições, proporcionando uma vivência valiosa para os alunos, justamente na abrangência da interface entre a aplicação das técnicas e sua utilização em contextos de necessidades das empresas”, afirma Gustavo.

O professor afirma ainda que melhoria de processos internos, entendimento de necessidades dos clientes, seguranças do trabalho, otimização de uso dos maquinários para consumir menos recursos são aspectos que envolvem diversos ramos e que podem ser implementados a partir do conhecimento adquirido durante o curso. “Desenhamos uma grade curricular bem abrangente, para que o conhecimento sobre a ciência dos dados possa ser pulverizado em diferentes áreas. O ingressante não precisa ter conhecimentos avançados de computação aplicada, o básico já facilitará seu entendimento para futuras aplicações. Problemas complexos de empresas de diversos setores podem ser resolvidos com soluções inteligentes advindas da análise automática de informações”, salienta.

Nunca pensou em trabalhar com a ciência dos dados? Talvez seja a hora de mudar de planos. A Unisinos está com as inscrições abertas para o curso de Big Data, Data Science, Data Analytics. Saiba mais aqui.