Ciclo de Debates – Violências no mundo contemporâneo

O evento acontece de 8/3 a 17/5, no Campus Unisinos São Leopoldo

Crédito: Facebook/Reprodução

Pela necessidade da discussão, com demanda de diferentes instâncias da sociedade civil e dos governos que atuam nos diferentes cenários das violências, desigualdades, direitos humanos e políticas públicas, a Unisinos e o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promovem um ciclo de estudos e debates intitulado “Violências no mundo contemporâneo, interfaces, resistências e enfrentamentos”. O evento inicia no dia 8 e se estende até dia 17 de maio, no Campus Unisinos São Leopoldo.

O objetivo desse evento é analisar as causas e as interfaces das violências na sociedade contemporânea, assim como as estratégias de resistência construídas. O conjunto de atividades previstas pretende reunir pesquisadores, professores, alunos, gestores governamentais, lideranças comunitárias, de movimentos e organizações militantes do campo dos direitos humanos e das políticas públicas, possibilitando sua articulação para a afirmação de projetos locais, regionais, estaduais e nacional de enfrentamento às violências.

A primeira atividade será ministrada pela professora Denise Falcke que traz a palestra A (des)construção das violências de gênero nas famílias e na sociedade. Na ocasião, será abordada a a violência em sua associação com as questões de gênero. De acordo com a professora, o destaque da atividade será a importância de que a temática gênero seja pautada nos diversos âmbitos da sociedade, incluindo as diferentes disciplinas da universidade, uma vez que a perpetuação dos estereótipos de gênero, e da violência a eles associada, é resultado do que é feito na família, na TV, nas redes sociais, na escola/universidade e na comunidade. “Essa discussão é extremamente necessária para a construção de uma sociedade menos violenta, mais justa e mais igualitária na sua diversidade”, aponta.

Quer participar dos debates? Confira aqui a programação.