Carta Aberta dos coordenadores para os alunos

Em mais de cinquenta anos de atuação no ensino superior, nunca tivemos um cenário de incerteza causado por uma pandemia de nível global. Por isso, o Covid-19 nos desafia a pensar, no hoje e também no amanhã.

Quando a nossa campanha institucional pergunta se o amanhã será mais humano ou tecnológico, colaborativo ou competitivo, apostamos que a resposta será a união de todos esses aspectos. Afirmamos que, sim, podemos encontrar as soluções necessárias para a construção do futuro dentro da Universidade. Pois, o conhecimento e as trocas nos ajudam a transformar a nossa realidade.

E assim, quando uma pandemia transforma a nossa rotina, ressignifica o convívio e o sentir-se humano, nos voltamos para uma certeza: o pensamento, a resiliência, a informação e a ciência são essenciais no caminho que precisamos trilhar.

Desde que fomos impactados por notícias do coronavírus no Brasil, decidimos agir diante dessa situação, que é nova para cada um de nós.

O primeiro passo que a nossa Universidade tomou foi organizar um comitê de contingenciamento — um grupo que está atento aos desdobramentos e implicações dos casos —. Este movimento resultou na mobilização da Unisinos para transpor as aulas do presencial para o nosso ambiente virtual, preservando a sua saúde.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, evitamos aglomerações em nossos campi, garantindo que o semestre aconteça em sua integralidade.

Para isso, nossa equipe de especialistas em TI trabalhou (e continua trabalhando) incansavelmente para que a plataforma de aprendizagem tenha suporte 24 horas por dia. Até o momento, a ação dos nossos colaboradores somou quase 200 horas, 18 servidores e 16 TB de dados para que o ambiente virtual e as webconferências entregassem a melhor possibilidade de construção de conhecimento e trocas de experiência para você.

Nossos professores também já contam com mais de 50 horas de capacitações, entre práticas tecnológicas, pedagógicas e assessoria aos docentes, para que todos sejam estimulados a ressignificar suas aulas no ambiente virtual. Uma iniciativa que faz parte do compromisso que temos com nossos alunos para que desafiem o amanhã hoje, na Unisinos.

Nosso compromisso com a comunidade acadêmica e com a construção de conhecimento se torna mais intenso e necessário agora. Temos orgulho dos alunos e professores de todas as Escolas da Unisinos que estão trabalhando incansavelmente para entregar resultados de qualidade a partir de estudos sobre o coronavírus.

Ressaltamos que nosso desejo era de estarmos todos reunidos no campus. Porém, apesar das circunstâncias, seguimos juntos, adaptados e conectados pela tecnologia, dando continuidade aos nossos compromissos, objetivos e projetos, numa prova de que, assim como a vida, a educação não para.

Máscaras de segurança são confeccionadas nos laboratórios da Universidade e entregues para profissionais de saúde. Testes poderão ser feitos com a parceria entre Unisinos e empresas do Tecnosinos. Alunos da comunicação desenvolvem projeto de hub de informações sobre o coronavírus. Movimentos como esses surgem a todo instante, pois somos uma Universidade que desafia o amanhã.

Para superarmos juntos as adversidades desse momento, abrimos um canal de escuta especial, com o objetivo de entender a realidade dos aluno e encontrar as melhores soluções para aqueles que estão sendo afetados economicamente pela pandemia. Nossa equipe de suporte analisa a situação de cada estudante e busca possibilidades que possam contribuir para a continuidade dos seus estudos. Para entrar em contato, envie um WhatsApp para (51) 99995-5572.

Estamos trabalhando incansavelmente, tanto para promover segurança à comunidade acadêmica, tanto para minimizar os impactos que a situação ocasiona na sociedade. Para esclarecer as principais dúvidas relativas à Universidade nesse contexto do combate ao Covid-19, disponibilizamos um documento com as perguntas frequentes pertinentes à esse período. Você pode acessá-lo aqui.

A corrente do bem e da edificação da aprendizagem continua nos fazendo desafiar o amanhã. Essa crise vai passar. Mas o conhecimento que você adquire é para sempre. Por isso, vamos continuar nos reinventando juntos.

Preserve o amanhã ficando em casa hoje. Assista o manifesto que preparamos com os coordenadores de cursos da Unisinos. E não esqueça: conte com a gente para o que precisar.