Carta Aberta dos coordenadores para os alunos

Carta Aberta dos coordenadores para os alunos

Crédito: Divulgação

Em mais de cinquenta anos de atuação no ensino superior, nunca tivemos um cenário de incerteza causado por uma pandemia de nível global. Por isso, o Covid-19 nos desafia a pensar, no hoje e também no amanhã.

Quando a nossa campanha institucional pergunta se o amanhã será mais humano ou tecnológico, colaborativo ou competitivo, apostamos que a resposta será a união de todos esses aspectos. Afirmamos que, sim, podemos encontrar as soluções necessárias para a construção do futuro dentro da Universidade. Pois, o conhecimento e as trocas nos ajudam a transformar a nossa realidade.

E assim, quando uma pandemia transforma a nossa rotina, ressignifica o convívio e o sentir-se humano, nos voltamos para uma certeza: o pensamento, a resiliência, a informação e a ciência são essenciais no caminho que precisamos trilhar.

Desde que fomos impactados por notícias do coronavírus no Brasil, decidimos agir diante dessa situação, que é nova para cada um de nós.

O primeiro passo que a nossa Universidade tomou foi organizar um comitê de contingenciamento — um grupo que está atento aos desdobramentos e implicações dos casos —. Este movimento resultou na mobilização da Unisinos para transpor as aulas do presencial para o nosso ambiente virtual, preservando a sua saúde.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, evitamos aglomerações em nossos campi, garantindo que o semestre aconteça em sua integralidade.

Para isso, nossa equipe de especialistas em TI trabalhou (e continua trabalhando) incansavelmente para que a plataforma de aprendizagem tenha suporte 24 horas por dia. Até o momento, a ação dos nossos colaboradores somou quase 200 horas, 18 servidores e 16 TB de dados para que o ambiente virtual e as webconferências entregassem a melhor possibilidade de construção de conhecimento e trocas de experiência para você.

Nossos professores também já contam com mais de 50 horas de capacitações, entre práticas tecnológicas, pedagógicas e assessoria aos docentes, para que todos sejam estimulados a ressignificar suas aulas no ambiente virtual. Uma iniciativa que faz parte do compromisso que temos com nossos alunos para que desafiem o amanhã hoje, na Unisinos.

Nosso compromisso com a comunidade acadêmica e com a construção de conhecimento se torna mais intenso e necessário agora. Temos orgulho dos alunos e professores de todas as Escolas da Unisinos que estão trabalhando incansavelmente para entregar resultados de qualidade a partir de estudos sobre o coronavírus.

Ressaltamos que nosso desejo era de estarmos todos reunidos no campus. Porém, apesar das circunstâncias, seguimos juntos, adaptados e conectados pela tecnologia, dando continuidade aos nossos compromissos, objetivos e projetos, numa prova de que, assim como a vida, a educação não para.

Máscaras de segurança são confeccionadas nos laboratórios da Universidade e entregues para profissionais de saúde. Testes poderão ser feitos com a parceria entre Unisinos e empresas do Tecnosinos. Alunos da comunicação desenvolvem projeto de hub de informações sobre o coronavírus. Movimentos como esses surgem a todo instante, pois somos uma Universidade que desafia o amanhã.

Para superarmos juntos as adversidades desse momento, abrimos um canal de escuta especial, com o objetivo de entender a realidade dos aluno e encontrar as melhores soluções para aqueles que estão sendo afetados economicamente pela pandemia. Nossa equipe de suporte analisa a situação de cada estudante e busca possibilidades que possam contribuir para a continuidade dos seus estudos. Para entrar em contato, envie um WhatsApp para (51) 99995-5572.

Estamos trabalhando incansavelmente, tanto para promover segurança à comunidade acadêmica, tanto para minimizar os impactos que a situação ocasiona na sociedade. Para esclarecer as principais dúvidas relativas à Universidade nesse contexto do combate ao Covid-19, disponibilizamos um documento com as perguntas frequentes pertinentes à esse período. Você pode acessá-lo aqui.

A corrente do bem e da edificação da aprendizagem continua nos fazendo desafiar o amanhã. Essa crise vai passar. Mas o conhecimento que você adquire é para sempre. Por isso, vamos continuar nos reinventando juntos.

Preserve o amanhã ficando em casa hoje. Assista o manifesto que preparamos com os coordenadores de cursos da Unisinos. E não esqueça: conte com a gente para o que precisar.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar