Ampliação da UBS Santa Marta

Unisinos e Secretaria de Saúde de São Leopoldo inauguram novo espaço que contará com consultórios médicos e uma sala de aula

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nessa sexta-feira, 06/03, a Unisinos e a Secretaria de Saúde municipal inauguraram mais um espaço destinado à saúde da comunidade de São Leopoldo. Após a entrega da ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab Feitoria, foi inaugurada a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Marta.

O projeto teve o investimento de cerca de 800 mil utilizados para ampliar e equipar os quatro novos consultórios, dois clínicos e dois ginecológicos, além de sala de imunização, de procedimentos, de esterilização, de apoio, sala para aulas e reuniões, recepção e atendimento.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Durante o evento, o secretário de saúde do município, Ricardo Charão, apresentou os profissionais que irão trabalhar na UBS Santa Marta e fez um agradecimento. “A materialização desse sonho, a construção dessa unidade, é a prova concreta e viva de que ninguém faz nada sozinho. A gente alcança vitórias, somando forças, estando lado a lado e trabalhando em conjunto. Essa entrega simboliza o compromisso que temos com a cidade de São Leopoldo e com a população da comunidade da Santa Marta”, ressaltou.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, agradeceu a parceria com a Unisinos no compromisso de avançar no tema da saúde na cidade. “Hoje nós temos a Unisinos como universidade de Medicina. E uma universidade diferenciada que tem como base fundamental uma saúde preventiva que é de atender a população antes que ela fique doente”, explicou.

O reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino destacou o compromisso da Unisinos com a cidade. “Este é um momento da nossa Unisinos prestar conta a vocês. O que estamos fazendo aqui decorre de um pacto entre o poder municipal de São Leopoldo e a nossa Universidade. Estamos cumprindo o que é o nosso dever tanto da parte da prefeitura, como da parte da universidade. A Unisinos tem um compromisso em ações concretas de trazer boa saúde e trabalhar pelo bem comum da nossa cidade”, afirmou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O gerente administrativo da Graduação e coordenador do Projeto Estratégico de Ensino-Serviço em Saúde da Unisinos, Alexandre Wolffenbuttel, contou que a ideia da Universidade é replicar o modelo entregue para UBS Santa Marta para outras unidades do município. “Esse é um espaço de prática de ensino que servirá também para ampliação do atendimento à comunidade. Um trabalho feito por alunos, junto com professores, e de forma integrada com a equipe da UBS”, explicou.

A inauguração contou com a participação de diversas autoridades do município e de muitos moradores da comunidade. Além disso, a Banda da Escola Municipal Otília Rieth, marcou presença executando várias canções, para abertura oficial do evento.

Atendimento domiciliar

Desde o início do curso, os alunos da graduação em Medicina da Unisinos realizam atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde do município. Os estudantes participam de atividades acadêmicas na comunidade junto com as famílias, colaborando com a consolidação da atenção primária e da Estratégia de Saúde da Família. Cada estudante acompanha uma família, em seu domicílio, observando gestantes, bebês, adultos e idosos.