Aliança para Inovação e Pacto Alegre apresentam MBA em Ecossistemas de Inovação

O evento ocorre no dia 16 de setembro no Campus Unisinos Porto Alegre

Crédito: Divulgação

A inovação estimula a competitividade e instiga um olhar global sobre novos ecossistemas e aspectos inovadores em diferentes ângulos e perspectivas, que influencia no desenvolvimento de pessoas, negócios, regiões e países. Neste contexto, a Aliança para Inovação realiza evento de apresentação do MBA em Ecossistemas de Inovação, fruto da articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos e parte do projeto Formação de Agentes de Inovação do Pacto Alegre.

O encontro tem como tema “Oportunidades em Ecossistemas de Inovação” e acontece no dia 16 de setembro, às 19h, no 8º andar, sala 807, no Campus Unisinos Porto Alegre. O assunto será abordado por três palestrantes: o secretário de Ciência e Tecnologia do RS e curador do curso pela UFRGS, Luís Lamb; o professor da Escola de Negócios da PUCRS e um dos coordenadores do curso, Gustavo Dalmarco; e o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais e curador do curso, Alsones Balestrin. A mediação será feita pelo coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. As inscrições podem ser realizadas pelo Whatsapp (51) 99995.5572 ou pelo e-mail comercial@unisinos.br.

MBA apresenta uma visão global sobre novos ecossistemas

O curso, que está com inscrições abertas, aborda os espaços que unem a infraestrutura aos arranjos institucionais e culturais para atrair empreendedores, recursos e constituir organizações que potencializam o desenvolvimento da sociedade do conhecimento.

“Trata-se de um curso que oferece os conteúdos necessários para a formação de profissionais que sejam capazes de liderar o processo inovador em organizações públicas, privadas, no terceiro setor e que, principalmente, tenham uma visão global da relevância da inovação na geração de riqueza e na estratégia de negócios”, explica o secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e curador do curso pela UFRGS, Luís Lamb.

Além de trabalhar na construção e o gerenciamento de um ecossistema de inovação, o MBA oferece uma visão global sobre novos ecossistemas e aspectos inovadores em diferentes ângulos e perspectivas, que podem influenciar no desenvolvimento de pessoas, negócios, regiões e países. Ao longo do curso, o aluno poderá interagir estrategicamente na identificação de parceiros para realização de projetos conjuntos, formar um ambiente de aprendizagem inovador.

No curso, serão trabalhados diversos ecossistemas de inovação e os meios para seu acesso e desenvolvimento. O MBA também fornece novas oportunidades de reflexão em relação a fronteiras, estruturas e gestão desses ecossistemas para que pessoas, empresas e organizações interajam e desenvolvam projetos em um ambiente de aprendizagem e criação inovadora.

“Este curso abre o debate sobre os casos de sucesso de três ecossistemas reconhecidos internacionalmente, abordando desde os mecanismos para fomentar a criação de startups de base tecnológica até a atração de empresas inovadoras que conduzam o desenvolvimento dos parques tecnológicos”, explica o professor da Escola de Negócios da PUCRS e um dos coordenadores do curso, Gustavo Dalmarco.

Imersão em Ecossistemas de Inovação é um dos diferenciais

O currículo oferece ainda experiências imersivas, visando transformar da capital em uma referência na área de inovação e empreendedorismo, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais. Essa edição do MBA ocorrerá na Unisinos, mas suas aulas serão ministradas por professores das três universidades. A disciplina Imersão em Ecossistemas de Inovação, também oportunizará experiências com aulas nas três instituições da Aliança, sendo 24h em cada uma. O que proporciona o contato com a infraestrutura, modelos de negócio e de gestão e pessoas dos Ecossistemas de Inovação das Universidades que integram a Aliança para Inovação.

“As três universidades estão engajadas na transformação da cidade de Porto Alegre, em um ecossistema inovador de alto impacto e que promova um ambiente onde as pessoas possam encontrar novas oportunidades de trabalho e condições para desenvolverem seus empreendimentos. Os melhores especialistas e professores da PUCRS, UFRGS e Unisinos se juntam para ter um curso de altíssimo nível sobre o tema”, afirma o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos e curador do curso, Alsones Balestrin.

As aulas da primeira edição do MBA em Ecossistemas de Inovação começam em outubro.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar