Infraestrutura é fundamental para pesquisa e inovação

Laboratórios e espaços de aprendizagem precisam atender às necessidades de mestrandos e doutorandos

Crédito: Rodrigo W. Blum

A infraestrutura de pesquisa é um dos critérios utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na avaliação de programas de Mestrado e Doutorado nas instituições. E não é por acaso, já que ela é determinante para a construção de uma pesquisa e para o desenvolvimento de inovação. Por isso, no momento de escolher um Programa de Pós-Graduação (PPG), é preciso refletir: a infraestrutura da universidade vai atender às necessidades da sua pesquisa? Ou vai acabar por limitá-la?

Para Fernanda Ávila, mestranda do PPG em Biologia da Unisinos, essa questão foi fundamental. “Escolhi a Universidade principalmente pela estrutura física, o que garantiu que eu pudesse viabilizar minhas amostras e chegar ao meu resultado, especificamente pelo Laboratório de Biologia Molecular”, diz ela.

Além dos laboratórios, mestrandos e doutorandos também contam com uma infraestrutura ampla para desenvolver seus trabalhos. Dê uma olhadinha em alguns desses espaços:

Biblioteca Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre

São mais de 700 mil obras à disposição, um dos maiores acervos da América Latina. Há serviço de book express, o que significa que, se você estiver em um campus e quiser um livro de outro, pode pedir que ele chega em um dia.

Laboratórios

Cada área do conhecimento tem à disposição laboratórios de alta tecnologia para desenvolver seus trabalhos, como os Laboratórios de Microprocessadores e Microcontroladores; de Toxicologia e Biologia Molecular; e de Fabricação Digital (FabLab).

Crédito: Rodrigo W. Blum

Sala Conecta

É um espaço com todos os equipamentos que você precisa para participar de videoconferências e atividades relacionadas ao seu Programa de Pós-Graduação.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Auditórios

Todo o espaço para você participar de eventos, conferências, palestras e outras atividades.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Salas de informática

Quer trabalhar na sua pesquisa em um lugar diferente? Você pode usar qualquer uma das salas de informática da Unisinos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Institutos Tecnológicos

Os Institutos Tecnológicos (itts) também se destacam na infraestrutura de pesquisa da Unisinos. Eles estão alinhados ao conceito dos sistemas Nacional e Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, contando com equipamentos de alta tecnologia e quadros técnicos especializados e atuando como parceiras de empresas e organizações. São cinco estruturas desse tipo:

1. Instituto Tecnológico de Semicondutores – itt Chip

É um centro de excelência em encapsulamento e teste de semicondutores (chips), materiais e produtos eletrônicos. O itt oferece, também, capacitação e serviços de projeto, prototipagem e teste de chips, placas e produtos eletrônicos e desenvolve sensores MEMS. Além disso, conta com a maior sala limpa existente em uma universidade brasileira: 750m² de ambiente controlado de partículas, temperatura e umidade.

Crédito: Rodrigo W. Blum

2. Instituto Tecnológico em Micropaleontologia – itt Fossil

Atendendo aos requisitos da ISO 14001, a estrutura aprimora técnicas e metodologias para desagregação de rochas e recuperação de microfósseis. São realizadas interpretações bioestratigráficas, paleoecológicas e paleoceanográficas de alta resolução, além de análises de proxies que permitem a caracterização geoquímica dos microfósseis e rochas.

Crédito: Rodrigo W. Blum

3. Instituto Tecnológico em Ensaios e Segurança Funcional – itt Fuse

Atua como um centro de desenvolvimento de produtos e processos que realiza análises de projetos e ensaios de qualificação para produtos e processos produtivos e para segurança de maquinário e processos conforme a Norma Regulamentadora NR 12.

Crédito: Rodrigo W. Blum

4. Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil – itt Performance

É o único instituto do segmento na Região Sul do Brasil preparado para desenvolver e avaliar sistemas construtivos e estruturais seguindo as diretrizes da ABNT NBR 15575/2013. Abriga os laboratórios de Segurança Estrutural (LaSE); de Segurança Contra Incêndio (LSCI); e de Acústica, Vibrações, Iluminação e Térmico (LAVIT), além de áreas de expedição, sala para controle e análise de resultados, recepção e escritórios.

Crédito: Rodrigo W. Blum

5. Instituto Tecnológico em Alimentos para a Saúde – itt Nutrifor

Realiza pesquisa básica e aplicada e presta serviços a empresas da área de alimentos e bebidas. O itt abriga os laboratórios de Nanotecnologia Aplicada a Alimentos; de Bioquímica Nutricional; de Biotecnologia de Alimentos; de Gastronomia, Tecnologia e Inovação; de Segurança Alimentar – Microbiologia de Alimentos; de Nutracêuticos; de Nutriproteômica; e de Nutrição e Cultivo Celular.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Clique para conhecer nossos programas de Mestrado e Doutorado e desenvolva sua pesquisa com uma infraestrutura de excelência.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar