Silo verde: alternativa sustentável para o armazenamento de grãos

Projeto transforma um problema para o meio ambiente em uma solução para o agronegócio

Foro: Rafael Casagrande

Quando a ideia surgiu, Manolo Machado, tecnólogo em Inspeção de Produtos Petroquímicos e aluno no curso de Processos Gerenciais da Unisinos, não imaginava que o projeto tomaria forma tão rapidamente. Manolo, que trabalhou por quatro anos na área e hoje participa de um grupo de pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, conta que o silo verde é um projeto que vem sendo desenvolvido ao longo de sua carreira. “Tinha conhecimento da necessidade na questão de armazenagem e tinha também um viés familiar, já que minha família é de agricultores e esse déficit de armazenagem é notório. Em se falando de ração e grãos, o silo verde vai ajudar muito”, explica.

O projeto é 100% sustentável, construído a partir de garrafas pet como matéria-prima. O silo verde é focado em agricultores de médio e pequeno porte e agricultores familiares, e serve para armazenagem de soja e milho, entre outros grãos, além de rações para animais. O volume varia em torno de 1.500 e 2.000 sacas de 60 quilos. Os silos menores comportam 9 toneladas, enquanto os maiores têm capacidade para até 14 toneladas. O tamanho médio dos silos é de 3m de diâmetro por 4,7m de altura. O protótipo apresentado na feira segue uma escala fidedigna, proporcionalmente, ao produto real.

Foro: Rafael Casagrande

A consciência ecológica e a necessidade de fazer algo para melhorar o meio ambiente passaram a fazer parte dos critérios para criação do projeto. “Eu queria tornar esse sistema de armazenagem mais barato, mais prático, mais acessível, e ainda ajudar ao meio ambiente. Então, durante meus estudos, vislumbrei que um produto que a gente podia utilizar era o pet, que além de abundante no mercado é um problema para o meio ambiente. Cada silo usa entre 5 e 6 mil garrafas”, enfatiza.

Visando ao cuidado ambiental, o Silo Verde transforma um problema para o meio ambiente e para a sociedade em uma solução para o agronegócio e para o agricultor. “Esse é o foco da empresa”, diz Manolo, que explica como o projeto vai melhorar a vida dos agricultores. “A armazenagem traz muitos benefícios para o agricultor, que ganha do início ao fim. Ele paga mais barato na ração ao comprar a granel, ele ganha na ergonomia de trabalho porque não precisa movimentar sacos de um lado para o outro, ele ganha em sanidade, porque não vai ter pragas, como ratos, roendo os sacos de ração e o espaço físico diminui, porque não precisa de galpão para armazenar.”

Desde a ideia inicial até a concretização do projeto, foram dois anos e meio. Para Manolo, ver esse projeto tornar-se realidade é uma experiência incrível. “É muito bom, é como se fosse ver nascer um filho, que tu acompanhou desde a concepção, passo a passo, onde cada passo é importante, porque sem um não se chega no outro”, explica.

Em 2014, o projeto conquistou o Prêmio Roser, de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. Essa iniciativa da Unisinos e do Tecnosinos, em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo, apoia soluções inovadoras. A partir dessa premiação, a empresa Silo Verde ganhou espaço no Parque Tecnológico da Unisinos e hoje é uma das incubada do Tecnosinos. Em 2015, mais duas surpresas. Ganhou espaço na Expointer 2015 e venceu o Troféu Três Porteiras, concedido pela Federasul.

Manolo conta como o projeto tem se tornado realidade. “Temos algumas parceiras muito boas, como a Endeavor, que é a uma das maiores organizações de empreendedorismo de alto impacto do Brasil e do mundo. Temos relação com empresas parceiras, dentro do próprio Tecnosinos, para suprir a nossa carência de desenvolvimento. Tudo é um processo de parceira, uma soma de forças. Estar dentro do Tecnosinos é muito bom”, afirma. e ainda complementa: “Em tudo o que fazemos, nosso sobrenome é Unisinos”.

O primeiro silo verde disponibilizado em uma propriedade rural tem previsão para ser entregue em 2016.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar