Avanços e desafios da realidade virtual

Representantes de empresas participaram de workshop para conhecer novas tecnologias, no Portal da Inovação

Crédito: Roberto Caloni

Nesta quinta-feira, 05/10, o Portal da Inovação da Unisinos recebeu empresas da região para um workshop sobre os avanços e desafios da realidade virtual aplicada. O encontro foi conduzido pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA), Marta Villamil, Luiz Gonzaga Silveira Junior, Mauricio Veronez e Rodrigo Righi.

Crédito: Roberto Caloni

Os professores apresentaram suas áreas de pesquisas, que incluem sensoriamento, processamento, visualização e interação, com apoio da computação. Entre os cases, destacam-se: aplicações da realidade virtual e aumentada; genética médica populacional; inspeção de obra de arte espacial; geoinformática; cadastro e monitoramento digital de obra de arte especial; agricultura de precisão; modelagem virtual de afloramentos; simulação de próteses médicas; aplicativos de participação cidadã para ajuda na governança de cidades; simuladores para fisioterapia.

Na abertura, Daniel Puffal, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unisinos, destacou que o intuito do encontro é a solidificação de parcerias apoiadas na tríplice hélice – a união entre a pesquisa da universidade, as empresas e o setor público como agente fomentador. “Criamos uma série de eventos para apresentar a tecnologia trabalhada dentro da universidade e que tem por objetivo atender necessidades reais da sociedade”, salienta. O workshop faz parte de um ciclo de eventos que ocorre até o fim do ano, no Portal da Inovação. O próximo abordará a Lei da Informática, e vai apresentar os benefícios do incentivo fiscal e erros comuns dos projetos analisados.

Crédito: Roberto Caloni

Após a apresentação da teoria, os presentes puderam ter contato com a prática, a partir da interação com aparelhos de realidade virtual desenvolvidos pela equipe do VIZLab, laboratório da Unisinos, que desenvolve tecnologias inovadoras em geotecnologia e visualização 3D. Os equipamentos utilizados trazem avanços para a área de Geologia, pois permitem mensurar, visualizar, interpretar e armazenar dados e informações sobre camadas geológicas, a partir da simulação virtual.

Marcos Vinícius Cunha é cientista de dados na CPRM – Serviço Geológico do Brasil, empresa governamental brasileira, cuja missão estratégica é organizar e sistematizar o conhecimento geológico do território brasileiro. Ele utilizou o aparelho e gostou muito do resultado. “É um trabalho muito interessante. Não conhecia algo assim. Essa tecnologia vai proporcionar o aprimoramento dos estudos das camadas geológicas e o armazenamento de informações”, afirma. Segundo ele, a parceria entre universidade, empresas e setor público pode ser muito frutífera para a área da Geologia, visto que a tecnologia de realidade virtual vai permitir a redução de saídas a campo para o investimento de análises mais profundas em escritório.

Para quem quiser saber sobre os próximos eventos do Portal de Inovação basta entrar em contato pelo telefone (51) 3590-8700.