Versos de Uma Canção Social

Curta sobre racismo foi produzido por alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas

Crédito: Divulgação

No dia 4/12, às 19h30, ocorreu no Labtics, Campus São Leopoldo, a estreia de Versos de uma Canção Social. O filme foi produzido por estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e contou com apoio dos participantes do Grupo de Trabalho da Década Internacional dos Afrodescendentes e do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos (CCIAS). O curta foi encomendado para o evento Cine Afro Debate, realizado em outubro.

A professora de projeto audiovisual Lisiane Cohen, responsável pela atividade, explicou que a partir dessa demanda, a turma se dividiu em equipes e começou a desenvolver o projeto que envolve muito mais do que o filme que foi solicitado. “O projeto é transmídia, então, além do curta, os estudantes fizeram outros produtos que ampliaram o universo narrativo do filme. São peças como podcasts, vídeos que trazem a provocação em relação ao tema racismo e duas cenas que trazem duas personagens fora da história”, explicou a professora.

Ainda segundo Lisiane, o maior desafio para produzir o filme foi falar sobre racismo com uma turma de pessoas brancas. “O desconforto e o questionamento para falar sobre esse tema gerou ótimas reflexões e questionamentos. Foi um processo que exigiu maturidade e humildade, só isso já é um belo aprendizado”, comentou.

Para o estudante de Publicidade e Propaganda Fabrício Pereira, essa foi a disciplina mais prática que teve em todo o curso. “Mesmo que em outras atividades eu tenha recebido clientes imaginários, briefings ou até mesmo a presença de empresas e convidados, nessa tivemos um cliente real, com um briefing e pedidos reais, com prazos reais e que deveriam ser cumpridos”. Fabrício ainda afirmou que essa experiência sem dúvidas trouxe outro clima, importância e responsabilidade para essa atividade e abriu as portas para a possibilidade de seguir na área do audiovisual. “Eu não sei meus outros colegas, mas eu, após essa disciplina, passei a cogitar de verdade seguir na área”, disse.

O futuro publicitário falou sobre os principais ensinamentos que obteve com a produção do trabalho, dos quais destacou a empatia. “Os vários debates que tivemos em aula e as trocas de informações me aprofundaram muito mais na questão do racismo. Eu, como membro da comunidade LGBTQ+, já trago comigo essa coisa de empatia e de me colocar no lugar do outro para tentar entender o que ele passa. Nunca vou saber o que é sofrer racismo e como é a sensação, mas ter me aprofundado mais nesse assunto vai me dar mais base para poder ajudar a combater esse preconceito que ainda é muito presente na sociedade”, finalizou.

O FILME

Versos de Uma Canção Social conta a história de Bruno, um jovem negro e professor de música, que enfrenta várias situações de racismo no dia a dia. Bruno tem a companhia de Ana, uma amiga muito especial que acompanha bastante sua rotina. O curta mostra situações de racismo que são muito comuns na sociedade, de forma velada ou explícita e como o personagem reage à tudo isso.

Crédito: Divulgação