Unisinos na Mostratec

Oficinas temáticas e desafio de robótica fazem parte da programação

Foto: Rodrigo W. Blum

A Unisinos marcará presença na feira de ciência e tecnologia Mostratec, promovida anualmente pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De 24 a 28 de outubro, quem passar pela Fenac, em Novo Hamburgo, encontrará informações sobre cursos, poderá inscrever-se para o Vestibular de Verão 2017 e participar de oficinas temáticas.

A Universidade está há bastante tempo envolvida com a Mostratec e busca ampliar sua participação a cada ano. “A Mostratec é hoje a maior feira de incentivo à pesquisa científica e tecnológica da América do Sul. Isso é extremamente importante, pois fomenta o caráter investigativo dos estudantes e forma futuros profissionais com senso crítico e qualidade técnica indiscutível”, comenta a professora Tatiana Rocha, coordenadora da Graduação em Engenharia de Materiais. Para estimular a continuidade da pesquisa no Ensino Superior, a Unisinos dará um incentivo educacional ao autor do melhor projeto apresentado na ocasião.

Um pouco do que está por vir

Várias atividades estão programadas para o evento. No estande da Unisinos, os cursos de graduação farão oficinas, como a de cheiro das cores, da Engenharia de Materiais. “A proposta é interagir com o público e apresentar de maneira lúdica como é possível transformar algo volátil, como o odor, em algo sólido e transformar isso em cores”, explica a professora Tatiana.

Também acontecerá o Desafio Unisinos de Robótica, que terá a participação de alunos de Ensino Fundamental e Médio. O professor João Olegário, um dos coordenadores da Graduação em Engenharia Elétrica, fala sobre a atividade: “Cada equipe constrói e programa o seu o robô, que deve seguir de maneira autônoma uma linha demarcada na pista, superando obstáculos e resgatando ‘vítimas’”. Em paralelo, haverá a exposição de projetos desenvolvidos por alunos dos cursos de Engenharia da Universidade.