Ultralympics

Curso de Medicina da Unisinos realiza gincana para testar o aprendizado dos estudantes de maneira lúdica

Nesta sexta-feira, 8/3, aconteceu a Ultralympics, competição de ultrassom na qual os alunos do curso de Medicina mostraram suas habilidades e conhecimentos de ultrassonografia aplicados a anatomia, fisiologia e semiologia. A gincana foi realizada na Claraboia da Biblioteca, no Campus São Leopoldo, e envolveu cerca de 180 estudantes, divididos em nove equipes de 20 participantes.

[Ultralympics Crédito: Rodrigo W. Blum

A coordenadora do curso de Medicina, Nêmora Bracellos, destacou que o objetivo principal da gincana foi avaliar a retenção de conhecimentos, imediata e de longo prazo, já que as equipes envolveram alunos que já haviam cursando as disciplinas há mais de um ano e estudantes que estavam terminando de cursar agora. “Essa atividade é pioneira nos cursos de Medicina do Rio Grande Sul e visou avaliar a retenção de conhecimento na área de anatomia por imagem”, afirmou.

Nêmora contou também que essa é a primeira vez que a atividade é realizada e destacou que, além de atividades médicas, a gincana trouxe tarefas que envolvem questões ambientais, como por exemplo o descarte correto de medicamentos. “Cada equipe arrecadou a maior quantidade que conseguiu de remédios vencidos, que iremos recolher e descartar da forma correta”, enfatizou.

[Ultralympics Crédito: Rodrigo W. Blum

Para participar da gincana, o aluno precisava ter completado as duas atividades acadêmicas de anatomia por imagens. “Os equipamentos usados para a gincana são os mesmos utilizados em aula, para ecografia à beira do leito”, explicou a coordenadora. A Ultralympics iniciou às 8h da manhã e seguiu até o final do dia. Cada equipe contou com a participação de um professor, que acompanhou os trabalhos do grupo.

Confira mais imagens do evento

{loadposition flickr_ID41675}