GIL recebe reconhecimento em prêmio nacional

TCC do aluno Augusto Massena, do curso Gestão para Inovação e Liderança, conquista o primeiro lugar no Prêmio ICE

Crédito: Divulgação

Um espaço para valorizar investimentos e negócios de impacto, assim é o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), que com o Prêmio ICE busca incentivar e reconhecer trabalhos acadêmicos sobre a temática em todo o país. Nessa terça-feira, 30/6, foi divulgado o resultado oficial dos vencedores da 6ª edição do Prêmio ICE no evento Impacta Mais On, e o melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ficou com o curso de Gestão para Inovação e Liderança – GIL da Unisinos.

O aluno que desenvolveu o trabalho premiado foi Augusto Massena, que defendeu seu TCC em dezembro de 2019. O título do estudo que conquistou o primeiro lugar nacional é Parcerias entre Negócios de Impacto Socioambiental e Grandes Empresas: análise de casos no RS. O estudante teve a orientação da professora da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos Aurélia Adriana de Melo.

“É muito gratificante e motivador ver meu orientando receber um prêmio nacional pelo TCC. Trata-se de um trabalho em equipe que pede disciplina, foco e dedicação. Augusto demonstrou maturidade, empenho em ter um resultado que contribuísse para o desenvolvimento tanto da área de conhecimento sobre Negócios de Impacto Socioambiental, quanto para o empreendedorismo de impacto socioambiental. Seu trabalho alinha-se aos macro-objetivos da ENIMPACTO, Estratégia Nacional que visa nortear as ações para fomento e apoio aos Negócios de Impacto Socioambiental e Investimentos de Impacto”, explica Aurélia.

Para a pesquisadora, o prêmio é um indicador que reflete a qualidade e a seriedade impressa no trabalho dos docentes e orientadores em todos os cursos da universidade. “Ele se alinha à visão da Unisinos em ser uma Universidade Global de Pesquisa, e revela que esta visão orienta também trabalhos de pesquisa na graduação, ao projetá-los nacionalmente em fóruns relevantes, neste caso específico, no campo do empreendedorismo de impacto socioambiental. Para o curso de Gestão para Inovação e Liderança é uma forma de mobilizar, motivar e comprometer os alunos na busca pela excelência do que entregam à sociedade”, afirma.

Segundo Augusto, receber um prêmio nacional pelo seu TCC significa que todo o seu esforço valeu a pena. “Fico mais feliz pelo fato de ver que o tema negócios de impacto socioambiental está tendo cada vez mais visibilidade no campo da Administração, podendo ser um grande aliado e parceiro de grandes empresas”, afirma.

Augusto se formou em janeiro e, hoje, como egresso da Universidade diz que estar na Unisinos e no GIL fez toda a diferença para que ele alcançasse essa conquista. “Sempre digo que uma das maiores oportunidades que o GIL e a Unisinos me deram foi a rede de contato e relacionamento, tanto com professores quanto com empresas. Essa rede, sem dúvida, foi muito importante para conseguir desenvolver o trabalho e conversar com as organizações”, destaca.

Ele conta que o interesse pelo tema surgiu, ainda, no início do curso. “Lembro que logo no segundo semestre do GIL tivemos a oficina de Projeto Social onde tive meu primeiro contato com o conceito de negócio social, e onde ajudamos um projeto social aplicando ferramentas de gestão. Desde então, criei grande apreço pelo tema, tanto que terminei o curso me aprofundando nele”, enfatiza.

Sobre a importância desse reconhecimento para sua formação profissional, Augusto acredita que o prêmio poderá abrir muitas portas para novas pesquisas e programas, para evoluir, pessoal e profissionalmente, na área de negócios de impacto socioambiental. “Na empresa em que trabalho, mesmo não sendo um negócio de impacto socioambiental, o impacto positivo e o impacto socioambiental são tidos como prioridades. Além disso, gosto de estar envolvido em projetos e iniciativas de cunho social, fugindo do assistencialismo e buscando algo sustentável financeiramente, justamente para escalar e conseguir e manter impacto”, finaliza.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar