Curso de Publicidade e Propaganda da Unisinos Porto Alegre tem sua primeira formanda

Bruna Barboza destaca que as cadeiras práticas a tornaram mais segura para disputar o mercado de trabalho

Crédito: Rodrigo W. Blum

Depois de apresentar o TCC, no início de dezembro, Bruna Barboza agora espera ansiosa pelo diploma. Uma conquista dela e da graduação em Publicidade e Propaganda do campus Porto Alegre. “O curso vem para atender uma demanda do mercado na capital que contempla muitas empresas na área da comunicação, não apenas agências, mas veículos de imprensa, empresas de plataformas digitais e conteúdo”, comemora a coordenadora de Publicidade e Propaganda, Anaís Bertoni. “Em Porto Alegre, o empreendedorismo criativo é crescente e cada vez mais o nosso curso segue focado na inovação dessa área. Por isso, é muito legal formar a primeira aluna. Para mim, como coordenadora, é uma felicidade imensa. Nos faz sentir parte da história do curso e da Universidade.”

Crédito: Arquivo Pessoal

Para Bruna, essa é uma responsabilidade e tanto, mas ela está preparada. “É estranho, porque eu cheguei de paraquedas e sou a primeira! É uma responsabilidade e tanto. Todo mundo quer saber como foi. Ainda bem que eu gostei do curso”, brinca ela. Transferida do curso de Relações Públicas, descobriu na Publicidade o nicho onde realmente gostaria de se desenvolver. Como foi possível aproveitar parte do curso anterior, acabou ingressando nas turmas da metade final de PP, e isso fez com que pudesse se formar um semestre antes dos antigos colegas.

“Eu senti falta dos colegas nesse momento, mas alguns tiveram que atrasar a formatura por conta da pandemia”, explica Bruna. “Como sempre estudei no presencial, senti muita falta desse contato na reta final. Mas sempre me senti amparada pelos professores e pelo próprio curso, tanto nas questões de aula e trabalho quanto na vida em si. Isso é uma coisa que eu prezo muito.”

Para a formanda, o formato do curso, sempre valorizando atividades em grupo e simulações do mercado de trabalho, foi um diferencial importante para reconhecer a importância desse diploma. “Como eu trabalho com outras faculdades, posso dizer que gosto muito do currículo do curso da Unisinos”, comenta Bruna. “Quando comecei a atuar profissionalmente, não senti falta de embasamento, porque sempre tivemos muitas cadeiras práticas. Hoje, até mesmo os estágios pedem por experiência, e o curso permite que se pratique em sala de aula e possa ao menos ter noção do que existe aí fora.”

Essa é uma conquista do curso que se estende a todos os alunos, formandos ou em processo de aprendizagem, como concorda Anaís. “Esse trabalho é feito por muitas mãos e envolve a dedicação do colegiado e da Unidade de Graduação. Por isso, não é só a Bruna que se forma agora, mas muitos dos alunos que se formarão no próximo semestre fazem parte dessa primeira turma do curso. Todos têm uma história muito especial conosco.”

Planos para o futuro? Bom, um deles é seguir melhorando sua formação: “Tenho muita vontade de continuar na Unisinos, seja no mestrado, na pós. Minha vontade é continuar, porque me identifiquei muito com os professores, com o curso e com os valores da Universidade.”