Clássicos do futebol mundial são reeditados em evento de e-games na Unisinos

Projeto inovador mobiliza alunos e professores do curso de Jornalismo

Crédito: Divulgação

Buscando reproduzir em sala de aula a cobertura ao vivo de um grande evento esportivo, professores e alunos da disciplina Laboratório de Jornalismo na Editoria de Esporte promovem, pelo terceiro semestre consecutivo, o Arena Beta e-Sports, atividade aberta à comunidade estudantil e transmitida pelo Facebook.

No próximo dia 21, a partir das 20h30, o Laboratório Avançado de Tecnologias e Informação (Labtics), localizado no campus de São Leopoldo, será sede da Super Copa dos Campeões Beta e-Sports. A competição traz disputas emocionantes do game FIFA entre os quatro times campeões nas principais ligas europeias: Barcelona, Juventus, Manchester City e Paris Saint-Germain.

Crédito: Divulgação

Com orientação e supervisão dos professores Sérgio Endler, Micael Vier Behs e Silvio Alves, a iniciativa proporciona aos estudantes experimentar a atuação em diversas funções — do planejamento de eventos à direção de imagens. Além disso, a oferta da atividade no cronograma acadêmico demonstra que o curso de Jornalismo da Unisinos está atento ao espaço que os esportes virtuais conquistaram no mercado e na mídia.

Crédito: Divulgação

De acordo com o professor Sérgio Endler, o objetivo do Arena Beta e-Sports é investir, cada vez mais, na capacitação de alunos, ao lado dos professores. “Ao chegar na disciplina, os alunos têm um acúmulo de conhecimento, e esse projeto trata, justamente, de colocar todos esses ensinamentos de sala de aula em prática e, o mais importante, ao vivo”, explica. O professor também destaca que a iniciativa se direciona ao caminho da inovação no curso de Jornalismo da Unisinos. “Junto com os alunos, nos dedicamos a buscar a constituição de novas narrativas e modelos inovadores nas transmissões de jogos”, finaliza.

Na avaliação do professor Micael Vier Behs, a atividade permite aos alunos desenvolver competências complexas como narração, comentário, reportagem, edição e fotografia. “O Arena Beta e-Sports demanda trabalho em equipe, exigindo dos nossos alunos o acionamento de várias competências desenvolvidas ao longo do curso para que todo o roteiro planejado seja executado de forma sincronizada e muito próxima de uma experiência profissional”, explica.

A terceira edição do Arena Beta e-Sports será transmitida ao vivo na página oficial do evento no Facebook. Ao todo, serão três partidas de FIFA disputadas sob o comando de jogadores da turma. A narração dos jogos, assim como comentários, reportagens e a cobertura em tempo real nas redes sociais também ficam por conta dos alunos.

Ficha Técnica: Arena Beta e-Sports

Narração: Renan Neves e Leonardo Oberher

Comentários e Reportagens: Gustavo Gomes Machado e Bruno Flores

Núcleo TV e Imagem: Julio Cesar Hanauer, Lucas Alves, Caroline Tidra e Isabelle Wrasse