Alunos da Unisinos são selecionados para o Programa UAS7 2019

Estudantes embarcam para Alemanha em setembro

Crédito: Divulgação

Nessa quinta-feira, 04/04, aconteceu a primeira reunião do grupo de alunos selecionados para o Programa UAS7, que oferece aos estudantes a oportunidade de realizarem estágio em laboratórios de uma das sete universidades alemãs pertencentes ao grupo. Durante o período no exterior, os alunos podem fazer disciplinas de seu curso, que serão aproveitadas quando voltarem ao Brasil, graças à parceria entre a Unisinos e as universidades alemãs de Ciências Aplicadas.

Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de se conhecerem e trocarem informações sobre os próximos passos e procedimentos que devem ser realizados com as universidades de destino. Na ocasião, a estudante de Engenharia Mecânica, Iasmim Klein, que participou do programa no ano passado, contou aos colegas sobre sua experiência.

“O projeto que participei integrou alunos de graduação e mestrado para a construção de um foguete que possuía uma carga útil de 2kg e atingia uma altitude de cerca de 7km. Nesse período, tive a oportunidade de participar de testes do sistema de alimentação do foguete, válvulas e motor”, lembrou.

Iasmim contou aos colegas que a oficina da universidade, ficava à disposição dos alunos para a manufatura do projeto e quando não era possível executar uma usinagem na universidade, devido à geometria, esse serviço era solicitado a terceiros. “Essa experiência me proporcionou conhecimento técnico, além ter podido utilizar uma metodologia de trabalho de engenharia diferente, aprendendo uma nova cultura”, afirmou.

Em setembro, 10 alunos dos cursos de Engenharia e um de Nutrição, embarcam para Alemanha, onde ficarão por seis meses. Confira abaixo a lista dos estudantes que foram selecionados para Programa UAS7 2019:

• Alef Hoffmann Schneider – Engenharia Mecânica
  • Felipe Arnhold – Engenharia da Computação