XVIII Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul

Evento acontece no próximo sábado, 5/10, das 14h às 18h, no Campus São Leopoldo

Crédito: Divulgação

A Unisinos será palco da XVIII Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul neste sábado, 5/10. O evento acontece das 14h às 18h no Campus São Leopoldo. A competição é destinada aos alunos do Ensino Médio e Técnico de escolas publicas e particulares do Estado. A atividade é promovida pela Associação Brasileira de Química – ABQ em parceria com diferentes entidades educacionais gaúchas. Os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Unisinos participam dessa ação em conjunto com a coordenação do curso, o diretório acadêmico e os professores.

Os graduandos de Engenharia Química da Unisinos recebem os alunos de ensino médio, inscritos na Olimpíada, aplicam as provas e atuam como monitores. A coordenadora dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, Janice da Silva, faz parte da organização do evento. “A Unisinos faz parte da comissão organizadora da OQRS desde 2013, integrando o Programa Nacional de Olimpíadas de Química. Nós acreditamos que a prova é de grande importância para a descoberta de futuros profissionais da grande área Química”, ressalta a professora.

As provas serão C01 da Escola Politécnica. Confria a localização:

• Sala C01 311 – Modalidade EM1 (primeiro ano do ensino médio)
  • Sala C01 304 – Modalidade EM2 (segundo ano do ensino médio)
  • Sala C01 305 – Modalidade EM3 (terceira ano do ensino médio)

No dia da competição, haverá uma visitação aos laboratórios dos cursos, organizada pela coordenação, para que alunos e professores das escolas conheçam a infraestrutura. da Universidade. Nessa visita estão incluídos os laboratórios de Operações Unitárias, Polímeros, Tecnologia de Ozônio, Análise Química, Microbiologia de Alimentos e Usinas Piloto de Processamento de Alimentos (Carnes, Laticínios e Cereais). Nessa edição, cerca de 100 alunos estão inscritos nas diversas modalidades da Olimpíada. “Esse ano, Cerimônia Final de Premiação dos medalhistas da Olimpíada de Química, de todo o Estado, será novamente na Unisinos. Ocorrerá no dia 18 de novembro no Auditório Central do Campus São Leopoldo. Mais um momento de receber a comunidade externa da área”, finaliza a coordenadora.