Unisinos sediará Olimpíada de Química

Competição é destinada a estudantes de Ensino Médio e Técnico

Foto: Marco AF

A Unisinos será palco da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, que ocorrerá em outubro e está com inscrições abertas até 17 de setembro. Além de local de aplicação da prova, o campus de São Leopoldo sediará a solenidade de premiação, em novembro.

A competição integra o Programa Nacional Olimpíadas de Química e tem por objetivo estimular o estudo da ciência nas escolas de Ensino Médio e Técnico. Promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e coordenada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, ela reconhece jovens talentos e promove a integração entre estudantes de diferentes instituições.

Nesta edição, a prova será aplicada no dia 08 de outubro, das 14h às 17h30, nas cidades polo listadas no site da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul – entre elas, o campus de São Leopoldo. A premiação ocorrerá na segunda-feira, 07 de novembro, às 14h, no Anfiteatro Padre Werner da Unisinos.

Intercâmbio com a universidade

A Unisinos está envolvida com a competição por meio das graduações em Engenharia Química e em Engenharia de Alimentos, sob coordenação dos docentes Fernando Serenotti e Janice Silva. São os professores e estudantes desses cursos que, junto ao Unisinos Conecta, organizam e monitoram a aplicação da prova. “É muito gratificante ver os alunos participando ativamente, doando uma tarde de sábado para que ocorra aqui em nossa instituição a olimpíada” considera Fernando.

Para o professor, essa é uma oportunidade de potencializar os estudos sobre a química, um dos pilares econômicos e tecnológicos do país. “Tendo em vista que os alunos participantes desta olimpíada possuem afinidade com a área, acaba sendo um momento de interatividade e contato, para apresentarmos os nossos cursos e também a universidade”, complementa.

Saiba mais no site da olimpíada.