Notícias recontadas

Simone Ronzani levará ao TEDxUnisinos a sua experiência com o portal Recontando.com, voltado para o público infantil

Crédito: Divulgação

Formada há 10 anos em Jornalismo, já trabalhou na Rede Globo, Jornal do Brasil, Jornal do Commercio (Sucursal do Rio de Janeiro), O Fluminense e nos Executivo e Legislativo do Rio de Janeiro. É também autora da comunicação científica “As crianças, os Meios de Comunicação e o processo de formação da cidadania”, da Revista Linha Mestra, da Associação de Leitura do Brasil (ALB). Simone Ronzani é especialista em gestão do entretenimento e criadora do Recontando.com, portal pioneiro e inovador de notícias para crianças. Antes de acessar o site para conferir as matérias do Recontando, conheça mais a vida e o trabalho inspirador da palestrante do TEDxUnisinos 2014:

De onde surgiu a ideia para o Recontando? Quais eram os objetivos do portal quando surgiu? O que já mudou desde o seu lançamento?

Simone: A ideia de recontar notícias nasceu em 2009, quando levava o meu filho Henrique (na época com quatro anos) para comprar o seu presente de Natal. Houve um incêndio no estacionamento do shopping e, em seguida, a interdição do estabelecimento e engarrafamento da rua de acesso ao lugar. Nós dois estávamos lá. De dentro do carro, Henrique começou a interagir com as primeiras informações que chegavam pelo rádio. Atento e questionador, ele não se deu por satisfeito e fez questão de saber de todos os outros detalhes. No dia seguinte, comprei o jornal da cidade e recontei a notícia para ele.

Como acontece a seleção de notícias para o Recontando?

Simone: A seleção é sempre cuidadosa no sentido de termos em mãos uma pauta que permita um destrinchar bastante contextualizado e que, de fato, permita novas e valiosas experiências aos nossos interlocutores. São justamente as histórias paralelas, que agregamos ao fato noticioso, que nos permite uma comunicação efetiva às crianças. O que fazer diante de uma geração superexposta a todo tipo de informação, apesar de seus repertórios cognitivos/existenciais ainda limitados? Recontar essas informações! E de forma bem contextualizada e animada! Essa é a nossa fórmula.

Quais os feedbacks, tanto de crianças quanto de adultos? 

Simone: Temos retornos positivos de ambos os lados. Crianças ficam felizes em terem suas genuínas dúvidas satisfeitas e pais, educadores e responsáveis se veem amparados num novo processo de comunicação dessa nova Era Midiática.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar