Saúde é tema de evento realizado no Campus São Leopoldo

Evento aconteceu na sexta-feira, 10 de novembro

Crédito: Juliana Borgmann

No dia 10 de novembro, aconteceu a Mostra Estadual de Educação Popular em Saúde no Rio Grande do Sul no Campus São Leopoldo. A atividade ocorreu no Anfiteatro Padre Werner e reuniu cerca de 350 pessoas.

No evento, foram apresentados os 10 trabalhos realizados por municípios do Rio Grande do Sul através do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde – EdPopSus. A atividade é promovida pela Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.

Crédito: Juliana Borgmann

Segundo o vice-coordenador Nacional do EdPopSus, Julio Wong Un, a prioridade do curso é trabalhar com os profissionais de níveis médios, como os agentes comunitários e de vigilância. Por não conseguirem ter uma voz ativa dentro dos serviços e na sociedade, é fundamental a inclusão deles dentro de todos os processos.

“A ideia é fortalecer esses profissionais com uma abordagem crítica, que seria da Educação Popular. Com isso, eles começam a ter uma série de elementos, como a consciência de o que são como cidadãos e principalmente, que o ensino da educação não pode ser manipuladora”, afirmou Julio.

Durante 17 encontros em suas regiões, os grupos, que totalizaram cerca de 300 educandos, desenvolveram seus projetos em torno das comunidades locais. Todos os trabalhos revelaram que a Educação Popular tem sido importante para a construção do direito à saúde dos locais.

Crédito: Juliana Borgmann

“Trabalhamos a realidade nos territórios de São Leopoldo. A prática de reconhecimento dos bairros, histórias das dinâmicas da cidade, tudo ligado ao significado do que é saúde”, afirmou Jorge Senna, membro do grupo de Novo Hamburgo – Vale do Rio dos Sinos.

Os municípios que participaram da segunda edição do curso foram: Ijuí-São Martinho, Caxias, Novo Hamburgo – Vale do Rio dos Sinos, Osório, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e três turmas de Porto Alegre.

Entenda o que é a Educação Popular

É um modo de educação que valoriza saberes das classes populares e suas realidades culturais. O trabalho visa torná-los pessoas autônomas diante das situações encontradas no cotidiano. Com isso, as comunidades acabam recebendo vozes e fortalecendo suas posições perante a sociedade.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar