MBAs In Company fazem aula inaugural

Encontro aconteceu na noite dessa quinta-feira, 14/2, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na noite desta quinta-feira, 14/2, foi ministrada a aula inaugural dos cursos de MBAs In Company, Gestão Bancária e Competitividade e Gestão Estratégica em Banking. Esses cursos são uma parceria entre a Unisinos e o Banrisul e contam com 600 alunos matriculados, 300 em cada MBA. Os cursos trabalharam questões estratégicas, com o objetivo de capacitar os funcionários tecnicamente e formar lideranças internas.

Essa é a primeira vez que esse curso de MBA em Gestão Estratégica em Banking é apresentado. As atividades são 100% presenciais, destinadas aos funcionários da direção geral do banco, que estão, em sua maioria, em Porto Alegre. Já o MBA em Gestão Bancária e Competitividade, que está em sua 2ª edição, consegue alcançar diversas regiões por ser ofertado 80% na modalidade EAD, abrangendo assim, muitas das localidades, do estado e do país, onde o banco tem atividades.

O mercado bancário mundial e o Banrisul

Quem abriu as falas da noite foi o gerente da Universidade Corporativa do Banrisul, Márcio Kaiser, que enfatizou a importância dessa parceria. “Esse momento é histórico para a instituição. Tivemos um desempenho bilionário no banco, e agora, dois dias depois, estamos lançando dois MBAs. O banco atingiu esse resultado porque investe pesado na formação de seus profissionais”, afirmou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em seguida, o vice-presidente do Banrisul, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior, destacou a necessidade de investir em recursos humanos. “Nada funciona sem as pessoas, por isso o banco investe em capital humano. Temos uma enorme satisfação de fazer essa parceria com a Universidade e investir em nossos funcionários”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Representando a Unisinos, a diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch, deu boas-vindas aos presentes e falou que os valores da Unisinos e do Banrisul estão alinhados. “Essa parceria vem dando certo porque o que nos aproxima são os valores que temos em comum. Na Unisinos, o aluno está no centro e temos uma preocupação muito grande com a nossa entrega, para que essa parceria, que gera conhecimento, dure por muito tempo”, enfatizou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para a aula inaugural, subiram ao palco os líderes do Projeto Mckinsey no Banrisul, Aloísio Gonçalves e Ricardo Tassi, que falaram sobre os cenários para o mercado bancário mundial e apresentaram o Projeto Banrisul 2030. Entre os ouvintes estavam funcionários do banco diversos níveis, como gerentes, supervisores e superintendentes, entre outros.

Aloísio apresentou o cenário do mercado bancário, falou de grandes mudanças e destacou quatro forças: Desafios macroeconômicos; Pressão regulatória; Transformação de negócio por tecnologias digitais; Inovação nos modelos de negócios. “Em todo o mundo as expectativas dos consumidores estão mudando. Eles querem resolver seus problemas na hora e pelo celular”, apontou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para o líder do Projeto Mckinsey, os clientes estão cada vez mais exigentes e buscando um tratamento individual, o que, segundo ele, é um desafio para o perfil tradicional de banco. “No cenário atual, a transformação digital se torna uma questão de sobrevivência”, destacou.

Aloísio frisou a importância dos bancos tradicionais se adaptarem para que não se tornem irrelevantes no futuro e apresentou alguns pontos do projeto do Banrisul para se preparar para esse cenário. “O Banrsiul precisa reconhecer sua vocação de banco de varejo e ter como foco o desenvolvimento da região, atuando de forma seletiva e atendo às oportunidades”, finalizou.

Confira mais imagens do evento: