Formandos do curso de Moda apresentam coleções autorais no Entrenós

O evento ocorreu nesta quarta-feira (26/6), na Unisinos Porto Alegre, e faz parte dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos

Crédito: Guilherme Machado

A noite foi marcada pela presença de familiares, amigos, alunos da Universidade e professores, que passaram pelo desfile para acompanhar o nascimento das novas estilistas. Em meio à correria para preparar as modelos e os últimos retoques do desfile, as alunas tiraram um tempinho para conversar com o Mescla.

Isabel Cristina Silveira da Silva trouxe a coleção “Modular”, de moda infantil, inspirada nas peças de Lego. Cada uma das criações se conecta e adapta conforme a criança cresce ou brinca livremente com a roupa. “Ela pode escolher se quer usar com babadinho, como mochilinha, então também é lúdica”, explica a aluna. Já Júlia Piccoli trouxe a coleção “Mirai”, criada para a marca Ratsuo, que valoriza a ancestralidade de cada artista. “Minha inspiração foi basicamente o Japão, mas também toda a quebra de paradigmas e censuras que a pós-modernidade traz para os nossos dias”.

Pensando nas mc’s de hip hop, a formanda Ana Cláudia da Silva Antunes criou a coleção “Up Hop”, que apresentou modelos cheios de personalidade e muito brilho. Na passarela, Desiree do Valle, também aluna de Moda, aproveitou para pegar algumas dicas. No próximo ano, é ela quem estará apresentando  criações. Desiree observa que uma das partes mais bacanas do evento é ver o resultado final desse crescimento. “Dá para ver a identidade de cada um. Comparando com o começo do curso, não saiu igual, melhorou muita coisa, mas a identidade não foi perdida.” A mãe, Vera Valle, veio pela primeira vez acompanhar o EntreNós e prestigiar o trabalho das alunas: “É uma conquista, um sonho, e também é um desafio muito grande”, disse.

Apostando na reinvenção do clássico, a formanda Anelise Scholles trouxe uma coleção inspirada no estilo rococó para a marca Miu Miu, da Prada. Além dos detalhes artesanais, a escolha dos tecidos mostra uma identidade. “Nesse vestido, eu quis fazer uma relação, no caso, o que tu usas no mobiliário tu podes também usar como vestimenta”, explica Anelise sobre uma das peças, feita com tecidos usados normalmente em cortinas e sofás.

Mariana Gobbi pensou na consultoria de imagem e nos sete estilos universais para elaborar a coleção “Seven”. “Há uma linha de pensamento, mas cada look representa um estilo pessoal, uma mulher diferente”, explica Mariana. As cores, que acompanham a trajetória do Sol, vão do rosa claro ao preto, representando as horas do dia para diferentes personalidades.

Criações também no cardápio

Além das roupas, o EntreNós teve ajuda de alunos do curso de Produção Fonográfica, que cuidaram do som e deram o tom da festa. A organização do buffet contou com a parceria dos alunos do curso de Gastronomia. Gislyne Marques, que participou da confecção dos pratos, explica como funcionou todo o processo: “Normalmente, é feita uma chamada de alunos de todos os períodos. Dessa vez, foi um pouco diferente. Nós somos a turma que vai se formar no final do ano, e resolvemos criar a concepção dos pratos a partir de uma entrevista com os formandos de Moda, para saber quais eram os projetos deles”.

Os pratos, além de coloridos e saborosos, eram para todos os públicos: veganos, vegetarianos, para aqueles que possuem restrições alimentares e até para os “carnívoros”. A ideia dos futuros chefs foi construir um projeto personalizado e alcançar todo o público presente no evento com cardápio de 12 passos, contendo desde saladas leves e aperitivos nutritivos até deliciosas sobremesas. “Entender o público e ver quais são as necessidades. Esse é o nosso trabalho dentro da Gastronomia”, conta Gislyne.