Pós Graduação Unisinos - Gestão e Negócios - EAD
Especialização

Gestão e Negócios

EAD

Período

Início: 11/03/2024
Término: 16/12/2024

Local

Online

Dias de aula

Semanalmente

Carga horária

360 horas

Horários de aula

Aulas ao vivo semanais ou quinzenais, predominantemente em segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Para quê

Manter uma empresa saudável e funcionando a pleno é um dos maiores desafios atuais. A lucratividade deixou de ser o único objetivo e passou a dividir espaço com exigências como a sustentabilidade e a responsabilidade social. O gestor precisa ser um profissional com visão analítica, capaz de atuar nas diferentes frentes necessárias para manter o negócio. O cenário é de mudanças: mercados globalizados e decorrentes transições sociais, econômicas e tecnológicas. Você está preparado?

A Especialização em Gestão e Negócios é para você que deseja se capacitar a partir de uma perspectiva contemporânea e inovadora. O curso aborda as tendências do mundo dos negócios e as principais áreas da gestão. Assim, você terá o conhecimento necessário para o desenvolvimento de estratégias competitivas em um cenário com tantas e tão rápidas mudanças.


Para quem

Precisa aprofundar seus conhecimentos em gestão e negócios? Essa especialização é para você, que tenha graduação em qualquer curso superior e afinidade com o tema.


A qualificação profissional pós-curso

Ao fim do curso, você será capaz de compreender a dinâmica corporativa, aplicar modelos de tomada de decisão e planejar e implementar estratégias de negócio. Também será capaz de trabalhar como gestor de pessoas, atraindo, desenvolvendo e retendo talentos. O aluno também poderá trabalhar em diversas áreas que envolvem processos, como gestão de recursos, logística, gerenciamento de projetos, marketing e vendas, gestão contábil e de custos, gestão financeira e processos de internacionalização. A ética nos negócios é parte fundamental do curso – você será capaz de refletir sobre a importância de desenvolver uma sólida filosofia organizacional, que vai permear as relações com os stakeholders.

Coordenação do Curso

Rosana Roth

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: rosanar@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura do curso está organizada em dois módulos semestrais e independentes. Isso possibilita ingressar tanto no início como no meio do ano letivo e concluir o curso em 12 meses. Integram o currículo desta especialização as seguintes disciplinas:

 

Gestão e Estratégia (24h) keyboard_arrow_down

Nessa disciplina você conhecerá a evolução da gestão a partir do avanço do pensamento administrativo como ciência, compreendendo as principais teorias e abordagens, bem como as tendências da área. Também vai estudar as correntes ligadas à estratégia organizacional e apresentação de estruturas e modelos organizacionais a partir do entendimento da gestão tática e estratégica dos negócios.

Ambiente Econômico e Empresarial (24h) keyboard_arrow_down

Aqui você terá a apresentação da dinâmica do sistema econômico e empresarial, bem como o comportamento das principais variáveis no cenário econômico. Compreensão da trajetória da economia e dos negócios, contribuindo para a identificação de oportunidades para as empresas e organizações em um ambiente globalizado e competitivo.

Ética e Sustentabilidade nos Negócios (24h) keyboard_arrow_down

Aborda os fundamentos da Ética Geral alinhando ética pessoal, ética social (das relações), ética ambiental e ética nos negócios numa perspectiva transdisciplinar, projetando uma formação que habilite para uma vida mais digna de ser vivida e para um senso de responsabilidade profissional alargado, reconhecendo a importância da Ética nas Organizações e nos Negócios diante do contexto atual e propondo maneiras de experimentá-la (ética aplicada). 

Inovação e Empreendedorismo (24h) keyboard_arrow_down

Aborda estudos acerca da importância da inovação para a sustentabilidade dos negócios, da criação de ambientes organizacionais propícios às atitudes inovativas, bem como da articulação com diversos atores que participem no desenvolvimento de projetos, produtos e cenários inovadores. Apresenta e discute sobre o tema desenvolvimento de competências pessoais do empreendedorismo e inovação, tais como: criatividade, liderança, dentre outras capacidades interpessoais.

Liderança e Desenvolvimento de Equipes (24h) keyboard_arrow_down

Aborda a importância da liderança e mobilização das equipes para o alcance dos objetivos organizacionais, a partir do entendimento da liderança em suas dimensões individual e coletivas.

Gestão de Processos e Serviços (24h) keyboard_arrow_down

Nessa disciplina você estudará a importância dos processos e os conceitos-chave que suportam seu entendimento. Análise dos processos e suas relações com as dimensões estratégicas, com as estruturas organizacionais, com o processo evolutivo e com a Tecnologia da Informação. Estudo dos elementos-chave da modelagem de processos de negócios que procuram fazer uma representação simplificada da realidade de funcionamento dos processos (as atividades) e o uso dos recursos em uma organização.

Gestão de Operações e Logística (24h) keyboard_arrow_down

Aqui você terá uma abordagem da aplicação, análise e avaliação dos conceitos fundamentais da logística empresarial, explorando novas estratégias, ferramentas, e tecnologias necessárias para mitigar riscos, aumentar eficiência e explorar oportunidades na gestão logística.

Workshop de Intervenção Estratégica (12h) keyboard_arrow_down

Nesse Workshop serão abordados os formatos de intervenção estratégica em organizações, permitindo que o conhecimento de metodologias de análise da situação atual na empresa, a elaboração de um diagnóstico organizacional, bem como, na sequência, a estruturação de um plano de ação, para que posteriormente possa se chegar à etapa de intervenção propriamente dita e, finalmente, formas de avaliação e melhoria. O workshop se propõe a integrar os conhecimentos obtidos até o momento do curso, em uma perspectiva prática.

Processo Decisório e Negociação (24h) keyboard_arrow_down

Aqui você terá uma abordagem dos modelos de tomada de decisão visando os objetivos organizacionais. Apresentação de conceitos e ferramentas úteis ao processo decisório, contemplando do planejamento à implementação de mudanças em âmbito estratégico, tático e operacional.

Gestão Contábil e de Custos (24h) keyboard_arrow_down

Apresenta e discute a aplicação, análise e avaliação dos conhecimentos fundamentais relacionados à gestão contábil e ao estudo do custo e seus componentes, sistemas e técnicas de custeio. Abordagem dos métodos para análise de investimentos.

Gestão Estratégica de Finanças (24h) keyboard_arrow_down

Essa disciplina apresenta uma abordagem acerca da relevância e o caráter estratégico da função financeira nas organizações. Apresentação de técnicas e princípios implicados na formulação do orçamento de capital, na determinação do valor da empresa e na análise de investimentos.

Gestão Estratégica de Marketing e Vendas (24h) keyboard_arrow_down

Aborda os processos de marketing e vendas e o estudo sobre o planejamento, processo de tomada de decisão e implementação das estratégias de Marketing e vendas.

Gestão de Pessoas (24h) keyboard_arrow_down

Aqui é realizada uma discussão acerca da gestão de pessoas em uma perspectiva contemporânea e voltada aos objetivos dos negócios, com destaque ao papel dos líderes como gestores de pessoas. Apresentação dos modelos atuais de gestão de pessoas, desdobrados em diretrizes estratégicas, políticas, processos e práticas, visando a atração, aplicação, desenvolvimento, gestão da performance, valorização e retenção de talentos essenciais à sustentabilidade organizacional.

Internacionalização de Empresas (24h) keyboard_arrow_down

Apresenta os motivadores organizacionais para a internacionalização e analisa o ambiente de negócios internacionais. Estudo dos modos de entrada em mercados externos. Abordagem do ambiente de marketing interno e externo das empresas e compreensão e análise do composto mercadológico para mercados externos.

Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis (24h) keyboard_arrow_down

Abordagem acerca da gestão de projetos e suas fases, contemplando a aplicação de melhores práticas internacionais e visando a gestão de maneira estratégica e eficaz. Nessa disciplina você conhecerá os conceitos sobre metodologias ágeis, ferramentas de métodos ágeis e o desenvolvimento de projetos com metodologias ágeis.

Seminário de Tendências em Gestão (12h) keyboard_arrow_down

Aqui serão realizados seminários visando a identificação e socialização de tendências e/ou melhores práticas de gestão à época, contemplando a integração dos conteúdos das disciplinas estudadas até o momento no curso, além de servirem para uma atualização de conhecimentos na área.

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2024 primeiro semestre. O valor do curso pode ser financiado em 6 parcelas sem juros, ou em 12, 18, ou 24 vezes com juros.

 

Vagas limitadas! Escolha abaixo sua opção de pagamento.



Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.574,70 - -
12 R$ 835,20 - -
18 R$ 575,10 - -
24 R$ 445,50 - -
30 - - -
36 - - -

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.749,67 - -
12 R$ 928,00 - -
18 R$ 639,00 - -
24 R$ 495,00 - -
30 - - -
36 - - -

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vvence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.

A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno e veja as opções.


DESCONTO:
não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.

Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Gestão e Negócios tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Alexandre Pereira

Alexandre Pereira

Co-Fundador da SFAP Consultores Associados, parceira operacional da V4 Company, com foco em estratégias de marketing digital e tração em vendas! Atua também como consultor de empresas nas áreas de restruturação de modelos de negócios, metodologias ágeis (Design Thinking, Lean Startup, Scrum, etc) e inovação. Mentor de Startups no Tecnosinos desde 2013.

Currículo Lattes
Alexandre Viegas Da Silva

Alexandre Viegas Da Silva

Professor e Articulador Lato Sensona Escola de Gestão e Negócios da Unisinos . Atua na Coordenação de MBAs e é membro do Comitê da Acreditação. Graduado em Comunicação Social: Jornalismo, possui MBA em Marketing Estratégico e Vendas e MBA em Comportamento Organizacional e é Mestre em Administração.

Currículo Lattes
Angélica Massuquetti

Angélica Massuquetti

Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ, com período sanduíche na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora no PPG em Economia, Editora Assistente da Revista Perspectiva Econômica e Colíder do Grupo de Pesquisa: Integração Internacional.

Currículo Lattes
Cristina Orsolin Klingenberg

Cristina Orsolin Klingenberg

Professora há mais de 20 anos nas áreas de Estratégia, Inovação e Gestão de Operações na Escola de Gestão e Negócios e na Escola Politécnica na Unisinos. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada no Grupo de Pesquisa para Modelagem e Aprendizagem (GMAP). Atuou por mais de 10 anos em grandes empresas como BRAHMA, CLARO e PETROBRAS, nas áreas de Produção, Logística e Gestão de Projetos. Fez doutorado sanduíche na Technische Universität Kaiserslautern na Alemanha. Publicou em periódicos de alto impacto, tais como Journal of Manufacturing Technology, Technology in Society e Agricultural Systems. Temas de interesse: Indústria 4.0, transformação digital, plataformas digitais, transformações tecnológicas e estratégia de operações, agronegócio.

Currículo Lattes
Emir José Redaelli

Emir José Redaelli

Doutor em Administração na área de Competitividade Interorganizacional. Mestrado em Engenharia de Produção. Pós graduado em Marketing. Graduado em Engenharia Mecânica e em Direito; Diplomado pela ESG - Escola Superior de Guerra no ciclo de estudos de Estratégias e Geopolítica. Professor de Análise Organizacional, Estratégica Organizacional, Inteligência Competitiva e Business Analytics. Atua como assessor e consultor para empresários com desenvolvimento de executivos e como mentor em projetos como: modelagem estratégica de negócios, estudos de viabilidade, analytics, planejamento comercial e desenvolvimento de equipes de vendas e de redes de distribuidores. Head de Negócios da Estatcamp para sistemas de analytics. Diretor do IBCA - Instituto Brasileiro de Competição Analítica. CEO da INTELLECTUM - Inteligência Estratégica.

Currículo Lattes
Eva Seloi Santos Sarmento

Eva Seloi Santos Sarmento

Mestra em Gestão e Negócios, Área de Concentração: Estratégia e Competitividade; Especialista em Neurociência Aplicada a Gestão Organizacional; Especialista em Gestão de Recursos Humanos; Bacharel em Administração, Habilitação: Recursos Humanos. Terapeuta Comunitária Integrativa Sistêmica. Aromaterapeuta Clínica. Certificada em: Segurança Psicológica, Felicidade Interna Bruta (FIB), Neurociências para a Felicidade, Happiness Skills. Coordenadora do Comitê Metropolitano e Gerente Estadual de Articulação e Projetos da OSCIP Moradia e Cidadania onde desenvolve projetos emergenciais e estruturantes. Professora nas disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento de Lideres e equipes, Gestão da Mudança, Cultura Organizacional e Desenvolvimento de equipes de alta performance. Palestrante sobre liderança consciente; humanização das relações de trabalho; cultura organizacional; ética nas relações de trabalho e promoção de ambientes sustentáveis. Facilitadora in Company foco no desenvolvimento de lideres e equipes conscientes e humanização nas relações de trabalho.

Currículo Lattes
Fabio José Capecchi

Fabio José Capecchi

Doutor em Administração, Mestre em Logística e possui MBA em Logística Operacional em Manufatura e Serviços). Atualmente, exerce a função de Professor Titular do Centro Universitário UniFTec e Adjunto da Assessoria de Gestão da 3ª Região Militar/Exército Brasileiro, Porto Alegre/RS. Professor visitante da UNISINOS, Professor Convidado da Laureate International Universities e Professor Convidado da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área de compras, negociação de contratos, qualidade de processos, sustentabilidade, gestão de cadeias/redes de suprimentos, responsabilidade social corporativa, formação de equipes multifuncionais e de lideranças.

Currículo Lattes
Fernanda Pagliarini Zilles

Fernanda Pagliarini Zilles

Possui experiência de mais 15 anos em pesquisa de mercado e desde 2008 atua também como consultora, desenvolvendo projetos e treinamentos customizados na área de vendas, tendo ministrado treinamentos em empresas como Tramontina, Colombo, Vipal Borrachas, Boticário, entre outras.

Currículo Lattes
Laércio Antônio Pilz

Laércio Antônio Pilz

Bacharel em Filosofia e Doutor em Educação

Currículo Lattes
Luciana Maines Da Silva

Luciana Maines Da Silva

Doutora em Administração. Professora da Escola de Gestão e Negócios, nas disciplinas de Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. Possui experiência profissional em empresas do setor financeiro, metalúrgico e serviços, de médio e grande porte. Atualmente exerce a função de coordenadora acadêmica na UNISINOS

Currículo Lattes
Luciane Wolff

Luciane Wolff

Sou a Luciane Wolff, psicóloga e atuo com educação elaborando estratégias para desenvolvimento das pessoas. Ajudo os profissionais com mentorias de vida e carreira. Acompanho as equipes para qualificar seu desempenho. Assessoro empresas a criar práticas humanistas de gestão de pessoas, aliando saúde mental com os resultados organizacionais. Supervisiono profissionais de RH e da Psicologia Organizacional e do Trabalho, apoiando na elaboração de intervenções em gestão de pessoas, saúde e desenvolvimento humano. Nos últimos anos pesquisei sobre Psicologia Positiva, Bem-estar Psicológico, Forças de Caráter, Gestão de pessoas em empresas e profissionais de TI.

Currículo Lattes
Priscila Bordin

Priscila Bordin

Mestre em Economia, graduada em Ciências Contábeis. Atua no mercado financeiro e em consultoria empresarial com foco em finanças, custos, orçamentos e estoques. Professora da Unisinos com experiência na área de Controladoria e Contabilidade, com ênfase em Contabilidade, Custos e Finanças.

Currículo Lattes
Rafael Guidotti Noble

Rafael Guidotti Noble

Professor e pesquisador na Unisinos, colaborador do Capítulo Rio Grande do Sul do IBGC, possui Curso de Governança em Empresas Familiares (IBGC, 2015), conta com mais de vinte anos de experiência em atividades profissionais de auditoria e consultoria empresarial com ênfase na gestão tributária, de custos e governança corporativa.

Currículo Lattes
Rosana Roth

Rosana Roth

Possui graduação em Administração de Empresas Habilitação em Comércio pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é proprietária - ROTH ASSESSORIA EMPRESARIAL. CNPJ.: 18.501.240/0001-35. Professora dos cursos de graduação e de lato senso e coordenadora da Especialização em Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos .Tem experiência de 30 anos na área de Administração, com ênfase em Comércio Exterior.

Currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER