Especialização em Enfermagem em Estomaterapia

Período Início do curso: 12/04/2019 Término das atividades: 12/07/2019 Entrega da monografia: 12/08/2019 Término do curso: 12/10/2019

Datas sujeitas a alterações.

Carga horária 380 horas
Local Campus Unisinos Porto Alegre
Dias das aulas Aulas quinzenais na sexta-feira tarde e noite e sábado manhã e tarde

Algumas atividades podem ocorrer em até três sábados diferentes dos previstos.

Para quê

A Estomaterapia é uma especialidade em expansão dentro da enfermagem. O estomaterapeuta é responsável pelo tratamento integral do ser humano, utilizando o raciocínio clínico com base em evidências científicas. O profissional é especialista em tratar pessoas com estomias digestivas, respiratórias e urinárias, fístulas digestivas, feridas agudas e crônicas, incontinências e em uso de cateteres e drenos. Tal assistência é necessária tanto nos ambientes hospitalares e ambulatoriais como domiciliar.

A Especialização em Enfermagem em Estomaterapia prepara o profissional para administrar recursos humanos e materiais nas áreas mencionadas com foco na segurança, na qualidade e no planejamento do tratamento mais adequado ao paciente com esses problemas.

Durante o curso, você desenvolverá atividades assistenciais relacionadas a aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, pesquisas, assessoria e orientação para prestar atendimento.

O curso atende às exigências da Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e é credenciado junto ao Conselho Mundial de Estomaterapia (WCET).

Para quem

Enfermeiros registrados no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

A qualificação profissional pós-curso

O estomaterapeuta poderá desenvolver atividades assistenciais relacionadas aos aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, atividades de ensino, pesquisa e administração, e também poderá atuar nas áreas de vendas, auditoria, assessoria e consultoria, entre outras.

Na área assistencial, o profissional de Estomaterapia atuará em serviços públicos, privados, ambulatórios, clínicas, consultórios e assistência domiciliar. Na rede pública, o estomaterapeuta é fundamental para a qualificação da assistência para quem busca os serviços especializados de referência aos estomizados que buscam os serviços especializados de referência.

O enfermeiro estomaterapeuta também trabalhará na formação, na assessoria e na orientação dos demais profissionais de saúde que prestam atendimento a pacientes com estomias, incontinências e feridas.

Além disso, uma das competências estimuladas durante a formação do estomaterapeuta é a realização de pesquisas produzindo novos conhecimentos e tecnologias e contribuindo para o aumento da produção científica nessa área. O especialista estará, ainda capacitado para atividades de docência.

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades