Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais

Período Início do curso: 05/04/2018 Término do curso: 11/01/2020

Datas sujeitas a alterações.

Término das atividades: 08/12/2018 Entrega da monografia: 22/02/2019
Carga horária 360 horas
Local Campus Unisinos Porto Alegre
Dias das aulas Quintas e sextas-feiras à noite e sábado pela manhã
Quinzenalmente

Para que

A digitalização atingiu todas as esferas da vida, dissolvendo a separação entre online e offline. As paisagens contemporâneas são permeadas por telas móveis, onde interagimos, trabalhamos, jogamos e nos apaixonamos. A Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais estuda as implicações culturais e éticas desses fenômenos, oferecendo instrumental teórico e prático para que o aluno não só compreenda, mas também atue profissionalmente na articulação entre mídias, cultura digital e redes sociais.

Frente ao crescimento exponencial das atividades em sites de redes sociais e da diversidade de comportamentos expressados por pessoas, marcas e instituições, percebe-se a necessidade de um profissional habilitado para lidar com o ambiente digital e com ferramentas capazes de estabelecer processos comunicacionais. Sintonizadas a um cenário de convergência midiática, as aulas mostram como produzir conteúdo com sensibilidade ética e estética para diversas plataformas, estimulando o raciocínio criativo e crítico no processamento de linguagens transmidiáticas. A formação inclui reflexões sobre os novos modos de sociabilidade em rede e as relações desses processos com as cidades e a mobilidade, além de desenvolver ferramentas para a pesquisa aplicada na internet.

Contando com professores e profissionais especializados e com experiência de mercado, o curso incentiva uma reflexão conceitual aliada à prática. Questões sobre empreendedorismo, inovação, projetos de consultoria e análise de redes sociais são alguns dos temas recorrentes durante o curso, com objetivo de garantir uma melhor qualificação e possibilidades no mercado da cultura digital.

Para quem

O curso é de grande interesse para graduados interessados em compreender a cultura digital. As aulas travam forte interlocução com as áreas de comunicação (jornalismo, publicidade, fotografia, comunicação digital, jogos digitais, marketing, audiovisual, cinema, etc.), design, educação e ciências sociais e humanas em geral. A amplitude de interesses abrange as muitas profissões envolvidas a cultura digital e redes sociais, a fim de construir projetos e prestar consultorias para o desenvolvimento da presença de atores sociais e institucionais em sites e plataformas online.

A qualificação profissional pós-curso

Seja como produtor, gestor ou consultor, você finalizará o curso pronto para atuar em uma ampla gama de projetos de comunicação e cultura digital. A sua paleta de especialidades incluirá a convergência de linguagens, análise de redes e mídias sociais, planejamento e estratégias dos meios digitais, mídias locativas, gestão digital de políticas públicas e privadas e monitoramento online. Com uma perspectiva analítica diante do cenário de convergência, você saberá analisar e desenvolver linguagens transmidiáticas de forma criativa. Mais que produzir, você conseguirá fruir ética e esteticamente os produtos da cultura digital, com capacidade de contextualizá-los em sua atuação profissional. Ainda poderá elaborar estratégias e mensurar resultados de projetos em plataformas e ferramentas de produção de conteúdo em mídias e redes sociais, bem como articulará princípios teóricos relacionados aos conceitos de rede, interação social, convergência e ativismo em rede, entendendo o ambiente digital como um espaço político e social da cultura digital.

Como funciona o Processo Seletivo

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: [email protected]

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades