Excelência em Ensino, na Pesquisa e em Projetos Aplicados

A Escola de Gestão e Negócios promove a formação integral do ser humano tendo como base a excelência em educação e pesquisa na área de gestão, com foco no desenvolvimento social e econômico, em contexto local e global.

Claudia Cristina Bitencourt

(Decana da Escola)

.

SOBRE A ESCOLA

Palavra da Decana

No quadriênio de 2006-2009 a Unisinos começou a se interrogar sobre o que mais fomentaria a excelência acadêmica além da qualidade operacional frente a si mesma e frente às instâncias avaliadoras do MEC e da CAPES. Nasce assim, a ideia de Escola, que constitui “uma inovação para responder às nova exigências de transversalidade, na superação das liimtações da segmentação da estrutura acadêmica antiga, de departamentos e centros” (Memória UNISNOS-2006-2015). Engloba linhas homólogas de conhecimento, constituindo, os diferentes cursos em nível de graduação, educação continuada, pós-graduação stricto sensu, além das parcerias institucionais e internacionais.

Em 2009, a ideia de Escola é apresentada pela primeira vez à comunidade acadêmica e, em 2013, se constitui a Escola de Gestão e Negócios. “A Escola de Gestão e Negócios busca promover a excelência em educação e pesquisa na área de gestão com foco no desenvolvimento social e econômico, em contexto local e global” (Missão da Escola de Gestão e Negócios). Além disso, tem como visão para 2025 “ser uma Escola de referência internacional em gestão e negócios para o desenvolvimento social e econômico por meio da formação de pessoas e de projetos inovadores”.

Para isso perseguimos a inflexão tecnológica e a internacionalização, oportunizando aos nossos alunos experiências diferenciadas em múltiplos contextos, sempre aproximando o conhecimento das práticas organizacionais. Nossas ações são inspiradas nos valores jesuítas e na concepção do ser humano integral, por acreditarmos que a construção de um mundo melhor depende de cada um de nós (de uma boa formação). Portanto, a excelência acadêmica é um traço da nossa cultura que transparece em cada curso da Escola, seja ele em nível de graduação, pós-graduação ou educação continuada.

Os eixos centrais que norteiam a Escola de Gestão e Negócios baseiam-se (1) em excelência em ensino, (2) na pesquisa e (3) em projetos aplicados, inspirados pela visão da Unisinos em ser uma universidade global de pesquisa.

O que acontece na escola

Confira os eventos que acontecem na escola durante o ano

Fórum de Negócios

Debate e reflexão entre docentes, discentes, profissionais e interessados sobre questões relevantes sobre empreendedorismo e inovação e o importante papel da relação universidade-empresa.

Semana do Empreendedorismo e da Inovação

É um conjunto de atividades com foco na ação empreendedora destacando o trabalho, a educação, a saúde, a mobilidade, a segurança, o meio ambiente e outros aspectos. Palestras, oficinas e seminários são oferecidos em Porto Alegre e São Leopoldo.

Pesquisa na Prática

A Pesquisa na Prática é um momento de debate e reflexão sobre questões relevantes sobre organizações e mercado pelas lentes da pesquisa aplicada e se trata de um ambiente favorável para a discussão de temas contemporâneos.

Congresso de Controladoria e Finanças

Promove conferências com renomados palestrantes relacionados com as áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria, que compõe as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis além de contar com divulgação de trabalhos científicos de pesquisadores e de alunos.

Aula Inaugural

Acontece no início de cada ano, quando é realizada uma palestra com convidado nacional ou internacional, discutindo uma temática emergente no campo da Gestão e Negócios. O evento tem o objetivo de acolher todos os acadêmicos da Unisinos para o ano que se inicia.

Semana Acadêmica da Administração

Promovido pelos acadêmicos do curso este evento se destina aos alunos do curso de Administração. São realizadas palestras com profissionais da área. Normalmente acontece em setembro, mês que se comemora o dia do Administrador.

Semana Acadêmica da Contabilidade, da Economia e da Gestão Financeira

Promovido pelos acadêmicos do curso, com apoio das coordenações, este evento se destina aos alunos dos cursos de Contabilidade, de Economia e de Gestão Financeira. O Evento ocorre no segundo semestre de cada ano.

Internacionalização

Graduação
Doutorado em Administração
Mestrado Profissional
Cooperação Internacional
Graduação

O curso superior de Economia conta com duas experiências de intercâmbio, uma para o Reino Unido e outra para Universidade de Coimbra, em Portugal, com duração de 6 meses. Além disso, alguns cursos realizam viagens de estudo para o Chile e Uruguai.

Os acadêmicos do curso superior de Relações Internacionais escolheram como principais destinos China e Coréia do Sul. Além disso, todos anos, no quinto semestre do curso, todos realizam intercâmbio de duas semanas em Genebra.

O curso de Administração: Gestão para Inovação e Liderança (GIL) proporciona ao acadêmico, no sexto semestre, a oportunidade de ele realizar a mobilidade no exterior. Então, durante seis meses, os alunos estudam em universidades em países como Alemanha, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Suécia.

Doutorado em Administração

Estágios Sanduíche - No período de 2009 a 2017, 33 doutorandos da área de Administração realizaram estágio doutoral. Os destinos foram Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, Suécia, São Paulo. Os doutorandos tiveram variadas experiências.

Mestrado Profissional

O programa de Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos é voltado especificamente para o público executivo e qualifica os profissionais para uma perspectiva sistêmica e internacional de gestão. O principal diferencial é a dupla titulação com a universidade de Poitiers, uma das principais universidades francesas, criada em 1431.
A dupla titulação concede ao egresso o título de Mestre dos Ministérios de Educação Brasileiro e Francês, válidos no Brasil e na Europa, um diferencial único no cenário nacional.
Até 2017, a Unisinos e a Universidade de Poitiers, juntas, diplomaram 102 mestres com dupla titulação.

Cooperação Internacional

A Escola de Gestão e Negócios da Unisinos é membro da International Association of Jesuit Business Schools (IAJBS), cuja missão é promover educação em gestão e negócios baseada em justiça aliada com a preparação acadêmica e profissional para a liderança em um uma economia global. A Escola está também conectada com o a Global Jesuit Case Series (GJCS) que tem como objetivo produzir e disseminar casos de ensino que refletem negócios onde valores, justiça social, dignidade humana, liderança moral e sustentabilidade coexistem com inovação e competitividade.

Convênios Internacionais

A Escola de Negócios da Unisinos também possui convênios internacionais com as seguintes instituições:

Le Moyne

Universidade de Coimbra

Universidad Autònoma de Barcelona

Universidade do Minho

Université de Montréal

University of Manitoba

King's University College

Universidad Rámon Llull

Université de Poitiers

Université Saint-Louis

Haute École Spécialisée de Suisse Occidentale

Universidad de Córdoba

Sogang University

Sungkyunkwan University

Hochschule Mittweida

Hankuk University of Foreign Studies

Universidad Loyola Andalucia

Universidade do Porto

Universidad de Salamanca

Universidad de Sevilla

Pontificia Universidad Javeriana de Cali

Universidad de Deusto

RELAÇÕES COM O MERCADO

É uma iniciativa que visa o fomento pró-empreendedorismo, ao consolidar práticas e experiências oriundas do Eixo de Empreendedorismo e Inovação da Graduação; institucionalizar tais práticas em todos os níveis da Universidade; atingir e sensibilizar a comunidade para empreender e inovar; e contribuir para o desenvolvimento regional.

A Empresa Jr. é um espaço de construção e aplicação do conhecimento onde os acadêmicos, com apoio dos professores, desenvolvem projetos de consultoria para micro e pequenas empresas, nas áreas da gestão, contabilidade e economia.

O Laboratório de Ensino e Experimentação (LEEX) busca dinamizar aulas e integrar estudantes em torno de atividades interdisciplinares que envolvem a Escola Politécnica, de Gestão e Negócios, de Saúde e da Indústria Criativa.

- Núcleo de Assessoramento Contábil e Fiscal (NAF). Apoiar pessoas da comunidade, pequenas empresas ou organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. - Parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS), propiciar meios para atualização e renovação dos conhecimentos dos profissionais da contabilidade, professores e estudantes.

Um parque tecnológico moderno com empresas líderes em seus setores distribuídas em cinco áreas de atuação.

O IPM responde a demandas de organizações que exigem desenvolvimento de conhecimento especializado com metodologias científicas que forneçam maiores níveis de confiabilidade em pesquisas. Além disso, o IPM é um instituto da Unisinos, com acesso a clientes e mercados, o que possibilita credibilidade de resultados.

Reposicionamento da Unisinos

O amanhã será da inteligência artificial ou emocional? Será tecnológico ou humano? Competitivo ou colaborativo? Para a Unisinos, o amanhã será mais “e” do que “ou”.  O amanhã pode ser muitos.  E o melhor caminho para todos eles é o conhecimento.

UNISINOS

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DESAFIE O AMANHÃ

FIQUE POR DENTRO

Unisinos 50 Anos

Processo de Acreditação Internacional - EGN

Acreditação Internacional - Escola de Gestão e Negócios Unisinos

VÍNCULO FORTE COM SEUS ALUNOS

A Escola de Gestão e Negócios da Unisinos mantém um vínculo forte com seus alunos egressos dos programas acadêmicos. Essa conexão faz com que muitos retornem para a Universidade. Além disso, as experiências aqui, ficam para toda a vida. Veja alguns depoimentos de nossos alunos.

Pós-graduação: a volta para a universidade

Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos

Por que fazer uma pós-graduação

PROJETOS QUE ENVOLVEM A COMUNIDADE

Mundo mais Limpo

Cooperativas de mulheres que produzem produtos de higiene e limpeza a partir da reciclagem do óleo de cozinha – apoio a gestão da ONG.

Nova Conquista

Cooperativa de coleta seletiva de lixo – apoio as ações de gestão – marketing.

Vitória

Cooperativa de coleta seletiva de lixo – apoio as ações de gestão – processos e fluxos.

Novo Horizonte

Oficinas de finanças pessoais para superendividados do programa PRASJUR – Unisinos.

Qualificando seu caminho

Capacitar pessoas para o mercado de trabalho.

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Social (NEIS)

Busca promover empreendedorismo, inovação em gestão social para o desenvolvimento sustentável por meio da formação de pessoas, pesquisa, assessoria e projetos aplicados.

CURSOS DA ESCOLA GESTÃO E NEGÓCIOS

GRADUAÇÃO E TECNÓLOGOS

 

ESPECIALIZAÇÃO

 

MBAs

 

PÓS-MBAs

 

MESTRADOS E DOUTORADOS

 

 

PPG ADM UNISINOS

O egresso formado pelo PPG Adm Unisinos se destaca pela combinação de competências voltadas

Investigação Científica

O egresso será capaz de atuar como pesquisador e realizar investigações científicas de forma autônoma. Nesse sentido, um dos pontos fortes do programa é a oferta de disciplinas na área de metodologia de pesquisa.

Ensino

O programa estimula o desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe, apresentação de trabalhos e discussões e senso crítico no que se refere à produção/disseminação de conhecimento e credibilidade das fontes de consulta. Tais habilidades são desenvolvidas de modo transversal nas diversas atividades acadêmicas, sendo reforçadas também nas atividades específicas de Estágio de Docência e a na disciplina de Metodologia do Ensino Superior.

Práticas de Gestão

O egresso é capaz de entender que a coleta de evidências no campo para explicar um fenômeno é algo que se faz necessário tanto para a investigação científica quanto para a tomada de decisão na empresa. E que por isso teoria e prática são interconectadas. Com isso, o egresso é estimulado a buscar um senso crítico no que tange ao mercado, às estratégias das empresas, aos fatores contingenciais, às tendências e às práticas de gestão.

Conselho da Escola de Gestão e Negócios

Dr. Alsones Balestrin
Pró Reitor Acadêmico e de Relações Internacionais
Dr. Luis Felipe Vallandro
Pró-Reitor de Administração
Dr. Vinícius Costa de Souza
Diretor da Unidade Acadêmica de Educação Online
Dr. Padre Sérgio Eduardo Mariucci
Diretor da Unidade Acadêmica de Graduação
Dr. Dorotea Frank Kersch
Diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação
Dr. Claudia Cristina Bitencourt
Decana da Escola de Gestão e Negócios