No dia 21 de dezembro de 2016 realizou-se a segunda reunião virtual da Red de Investigadores y Gestores en Internacionalización de la Educación Superior de América Latina. O encontro ocorreu na sala Conecta da UNISINOS, onde participaram integrantes do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE) junto aos membros das outras três universidades que compõem a rede: a Universidad Nacional del Comahue (Argentina), a Universidad Nacional del Sur (Argentina) e a Universidade Estadual Paulista (Brasil). A rede é formada por um grupo de professores, gestores, estudantes e pesquisadores que têm como objetivo analisar a internacionalização da educação superior, desde um olhar crítico e multidisciplinar, aprofundando a vinculação dos estudos sobre a temática e a gestão da internacionalização.

Entre os temas da reunião pode-se destacar a organização de uma agenda de trabalho para o ano 2017, a apresentação dos avanços da construção do acervo digital sobre a internacionalização e a discussão sobre a participação da Rede na Conferência da Brazilian Association for International Education (FAUBAI), que aconteceu nos dias 8 a 12 de abril de 2017, na cidade de Porto Alegre.

A realização da reunião foi importante para fortalecer o trabalho conjunto dos membros. O próximo encontro virtual está previsto para o primeiro semestre de 2017.