Uned

Trago algumas atividades e algumas experiências vivenciadas nesses quatro primeiros meses de estágio de pós-doutorado. Nesse período, aconteceram inúmeras

atividades que têm se mostrado extremamente proveitosas, acadêmica e pessoalmente. Antes desse estágio, eu já tinha algumas relações acadêmicas com alguns pesquisadores da área de História da Educação, pertencentes à Sociedade Espanhola de História da Educação (SEDHE). Essas relações se estreitaram e outras parcerias foram construídas ao longo dos meses.

Entre momentos emblemáticos e atividades desenvolvidas, destaco:
1-    Recepção na Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri/UNED

, especialmente, pelo grupo do Centro de Investigação sobre Manuais Escolares/ MANES, coordenado pela Professora Gabriela Ossembach Sauter, grupo o qual passei a frequentar os encontros de pesquisa. Em um dos encontros, ministrei o seminário intitulado: Do que falamos e a que estamos nos referindo quando dizemos “Análise do discurso”?
A biblioteca do MANES é também o acervo de documentos no qual tenho realizado pesquisas.

2-    Na Università Degli Studi del Molise, Itália, participei de uma Mesa Coordenada no evento intitulado Seminario Internazionale di Studi: tra gli angoli della memoria: riflessioni metodologiche ed esperienze di ricerca di Storia Orale in ambito storico-educativo e de um seminário sobre a História Oral como metodologia, com duração de três dias, para o grupo de pesquisa do professor Alberto Barause. No momento e

m questão, tive a oportunidade de realizar uma entrevista com um dos precursores da História Oral na Itália, o professor Giovani Contini. A entrevista deverá ser publicada em inglês na Revista do PPG de História da Unisinos. O Professor Giovani trabalha com essa metodologia desde 1956. Vale a pena conferir a entrevista que deverá ser publicada em 2018.

3-    Participação em eventos na Universidade de Alcalá de Henares, tais como: seminários, lançamentos de livros e palestras. Entre eles seminário sobre escritas epistolares como documento histórico, convite que me foi feito pela professora Verònica Sierra Blas, conhecida pesquisadora da História da Cultura Escrita. A professora Verònica me concedeu uma entrevista relacionada ao seu mais recente livro “Cartas presas; la correspondência carcelaria em la Guerra Civil y el Franquismo”. Entrevista será publicada em espanhol na edição de outubro de 2017 da Revista História da Educação/ASPHE.

4-    Visita ao Centro Internacional da Cultura Escolar/CEICE, co

ordenado pelo professor Agustín Escolano Benito. Na visita estiveram também presentes a professora Gabriela Ossenbach e dois alunos que estavam realizando Doutorado Sanduiche, Chris Ramil da Universidade federal de pelotas e Marcelo Cigalli, da Universidade Federal de Sant

a Catarina.

Professora Luciane Sgarbi Grazziotin.