Passeio de bicicleta às margens do Lago Mendota

Estou morando em Madison há apenas um mês e, se eu tivesse que voltar agora, essa experiência já teria sido incrível. Mas tenho mais quatro meses e quero aproveitar ao máximo todas as oportunidades.

Apesar de ter chegado à Universidade durante o verão, período de férias, diversas atividades estão sendo oferecidas para estudantes e pesquisadores. Já tive a oportunidade de acompanhar as aulas do curso Antropologia & Educação e nas próximas duas semanas, participarei de outro curso de verão chamado “Problemas raciais Americanos e minorias étnicas”. Estas disciplinas estão me auxiliando muito no desenvolvimento do meu trabalho aqui.

Minha orientadora estrangeira, professora Dra. Gloria Ladson-Billings está auxiliando na minha pesquisa e terei aula com ela no próximo semestre. O professor Dr. Thomas Popkewitz incluiu-me no seu grupo de pesquisa e estou participando do seu seminário semanal. Além disso, como pesquisadora estrangeira, posso assistir às aulas que considerar importante e retirar muitos livros nas diversas bibliotecas disponíveis. Sem dúvida, a University of Wisconsin é um fantástico lugar para estudar.

Estou conhecendo pessoas incríveis aqui. Moro em uma comunidade internacional (dentro da Universidade) e tenho a oportunidade de estar com pessoas de diversos países. Madison é um ótimo lugar para viver. A alta qualidade de vida aqui é algo importante e cultivado por todos. Uma boa maneira de curtir o verão é andar de bicicleta ao lado do Lago Mendota e assistir os shows no terraço do Wisconsin Union.

Sobre a Língua Inglesa, acredito que estou indo bem. Podemos viajar para os EUA apenas com o inglês básico, mas para assistir as aulas e acompanhar as discussões precisamos no mínimo um nível intermediário. A situação mais desafiadora é expressar os pensamentos diante dos colegas. Também percebi que precisamos ter coragem e falar com as pessoas. Entrar em contato por e-mail ou pessoalmente é a melhor maneira de abrir novas oportunidades.

Sobre a Educação, estou bastante impressionada com o que estou estudando por aqui. No Brasil, não temos muito acesso a informações e discussões sobre educação pública, reformas educacionais e educação étnico-racial dos EUA. Sem dúvida, retornarei em novembro com novos pensamentos e aprendizagens para compartilhar.

Não poderia finalizar este relato sem agradecer, sem dizer obrigado a uma grande equipe: Minha orientadora, professora Dra. Elí Henn Fabris e demais professores, a secretaria e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, o setor de Relações Internacionais, a Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação, todos contribuíram muito para que este doutorado sanduíche se tornasse possível. Agradeço também a Capes pela viabilização da bolsa de estudos.

Desejo imensamente que esta experiência seja uma realidade para muitos jovens pesquisadores do nosso país.

Viviane I. Weschenfelder

4 de julho de 2017