Nos dias 10 a 15 de junho de 2018, dois integrantes do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE) – Julieta e Lucas – participaram da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES), realizada na cidade de Córdoba, na Argentina. Essa conferência é o evento mais importante do sistema de educação superior da América Latina e o Caribe, que reúne diversos atores a cada dez anos para debater sobre a situação do sistema educativo na região e desenhar um plano de ação para a próxima década. Vale destacar que a escolha da cidade para a realização da CRES-2018 deu-se pela comemoração dos 100 anos da Reforma Universitária de 1918.

No primeiro dia, os integrantes do CEIE participaram do “Encuentro Latinoamericano contra el Neoliberalismo, por una Universidad Pública Democrática y Popular”, organizado pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), pela Federação Nacional de Docentes Universitários (CONADU) e por diversos grupos do movimento.

O início da CRES foi no dia seguinte, segunda-feira, com a conferência de abertura a cargo do professor Boaventura de Sousa Santos, intitulada “As dores que ficam são as liberdades que faltam. Para continuar e aprofundar o Manifesto de 1918”. Logo, de terça a quarta-feira, realizaram-se os foros, debates, conferências e simpósios dos 7 eixos temáticos da CRES. Os integrantes do CEIE participaram do eixo “A Educação Superior, internacionalização e integração regional da América Latina e o Caribe”, como assistentes e como sistematizadores do debate deste eixo junto com colegas de Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela e Paraguai.

Depois de dois dias de trabalho nos debates dos eixos, na quinta-feira realizou-se o fechamento do evento com a leitura da Declaração da CRES-2018 y o Plano de Ação para os próximos 10 anos. Ente os principais pontos da declaração, destacam-se a necessidade de reafirmar a educação como uma responsabilidade do Estado, como um bem social e como um direito humano, além de se manifestar contra a mercantilização da educação em todos os níveis. Finalmente, o ultimo dia teve uma programação dedicada para a comemoração do centenário da Reforma Universitária.

Outra atividade realizada no marco do evento foi a apresentação da série de cadernos “Aportes para pensar la universidad latinoamericana”, organizados pela CONADU, CLACSO e a Universidad Nacional de las Artes (UNA), nos quais encontram-se publicações realizadas pelos integrantes do CEIE.