Primeiro dia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do PortoEstou concluindo o segundo mês de Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e já tenho muitas notícias para compartilhar. Desde que aqui cheguei, fui muito bem acolhido pela Profa. Orquídea Coelho, minha coorientadora durante esse estágio, e seu grupo de pesquisa. Frequento a Faculdade todos os dias. Nela tenho um ambiente conveniente para realizar a pesquisa que propus nesse período. Tenho realizado uma análise das políticas linguísticas de educação de surdos aqui em Portugal e já comecei a escrita de um artigo que devo submeter a alguma revista até a conclusão do estágio.

A biblioteca da Faculdade tem permitido o acesso de uma importante parte da literatura relacionada ao meu campo de estudo, uma parte que não foi possível ter contato no Brasil. Além disso, recentemente assisti a aula do Prof. Trond Solhaug, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Sobre essa experiência, devo agradecer ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos e ao Prof. Danilo Streck, pela oferta dos seminários temáticos em inglês sobre Estudos Internacionais em Educação. Esses seminários me prepararam, não apenas em relação ao conteúdo estudado, mas também para fazer um uso da língua inglesa em nível instrumental seja no que tange a área da Educação, seja no que tange o um contexto acadêmico de maneira geral. Isso tudo permitiu com que eu melhor aproveitasse a aula do professor convidado e interagisse com certa tranquilidade.

Agora no início do mês de junho, juntamente com minha coorientadora, participarei de uma reunião de pesquisa na Université Rennes 2, na França, onde se discutirá sobre o projeto Spread Share – Strategic Partnerships for school education, financiado pela Comissão Europeia. Nessa reunião, apresentarei sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pela equipe brasileira do projeto Spread the Sign (spreadthesign.com), um dicionário internacional de línguas de sinais organizado pelo European Sign Language Centre da Suécia, a capital europeia da língua de sinais. Aqui na Universidade do Porto, tenho também contribuído ativamente com o desenvolvimento do Spread the Sign junto com a equipe portuguesa.

Minha estadia aqui no Porto tem sido incrível, tenho conhecido muitas pessoas de diferentes culturas, aprendido coisas novas e usufruído de tudo o que já me foi ensinado na Unisinos, pelos meus professores e principalmente pela minha orientadora, a Profa. Maura Corcini Lopes. É preciso ressaltar que me sinto muito agradecido, a todos os envolvidos, por essa oportunidade. Agora me resta desejar que os próximos quatro meses sejam tão produtivos quanto foram os dois primeiros e que eu possa retornar ao Brasil com significativas contribuições à Educação.

Pedro H. Witchs

Porto, 31 de maio de 2017