Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, integrantes do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE) viajaram a cidade de Buenos Aires (Argentina) para participar do Colóquio Regional “Balance de la Declaración de Cartagena y Aportes para la CRES 2018”. Este evento teve como objetivo fazer um balanço da Declaração de Cartagena de Indias, que foi resultado da Conferência Regional de Educação Superior (CRES) de 2008, e realizar um debate em torno dos eixos propostos pela CRES 2018 que acontecerá no ano que vem, na cidade de Córdoba (Argentina), em comemoração centenário da Reforma de 1918.

O CEIE faz parte, junto com duas outras universidades de Argentina e a UNESP, da “Red de Investigadores y Gestores en Internacionalización de la Educación Superior de América Latina” (REDALINT). Logo, marcou presença no evento.

No primeiro dia, a REDALINT participou de uma reunião com redes e grupos de pesquisa sobre educação superior regional e internacionalização, onde foi apresentado o trabalho que a rede vem desenvolvendo na elaboração de um Acervo Digital Latino-americano, que reúne documentos sobre a internacionalização da educação superior. Os integrantes da REDALINT convidaram os participantes da reunião para colaborarem na ampliação de material e na construção do acervo. Também, houve uma roda de apresentação de cada rede, projeto e grupo de pesquisa em relação à temática da internacionalização e foram feitos debates para a elaboração de uma proposta de declaração do colóquio para o eixo: “Internacionalização da Educação Superior e Integração Regional”.

Nos dias 9 e 10, realizou-se o Colóquio com importantes conferencias, painéis, mesas especiais e apresentações de trabalhos. O coordenador do centro, o professor Danilo Streck, participou de um painel especial sobre “A educação superior de cara aos desafios sociais na América Latina e o Caribe”, junto às professoras Adriana Puiggrós (UBA) e Ana Fanelli (CEDES/CONICET). Além desta participação, integrantes do CEIE apresentaram um trabalho sobre Centro no eixo temático sobre internacionalização.

Outra atividade realizada no marco do evento, foi a primeira reunião presencial dos integrantes da REDALINT, na qual participaram duas professoras da UNESP, dois integrantes do CEIE-Unisinos, duas professoras da Universidad Nacional del Sur, e o coordenador da rede da Universidad Nacional de Comahue. Os temas tratados foram: a ampliação e continuação do trabalho do acervo, a possibilidade de publicações conjuntas, convênios bilaterais entre instituições, mobilidades acadêmicas, entre outros.

Por fim, os participantes do Colóquio elaboraram uma declaração, denominada “Declaración de Buenos Aires”, como resultado dos debates e das reflexões desenvolvidas em todos os eixos temáticos, na qual se manifestou a defesa da universidade como um bem público social e um direito de todos.