Inauguração CEIE

No dia 31 de maio, o Centro de Estudos Internacionais em Educação anunciou à comunidade acadêmica seu website vinculado à página da UNISINOS. O mestrando Leonardo Lodi e a servidora Gionana Peinado relataram como foi realizado o processo de construção da página, bem como foram apresentados os conteúdos disponíveis para a comunidade acadêmica, tais como, horários de funcionamento e projetos em desenvolvimento.

Na segunda parte do evento, realizou-se mais uma edição do “Diálogos Internacionais”. Com a presença de alunos e professores, o encontro teve como tema “A Conjuntura Internacional e os Desafios da Internacionalização no Ensino Superior e na Pesquisa” e contou com a participação de 5 alunos internacionais que, nesse momento, realizam seus estudos na UNISINOS.

A mestranda em Ciências Sociais, Evandra Cristina Gonçalves Moreira, natural de Cabo Verde, fez um breve relato da evolução educacional no seu país e de como esse processo impactou sua opção em ser uma aluna intercambista. Para Benjamin Diego François Pillot, francês que realiza seu estágio pós-doutoral na universidade, é fundamental que o Brasil tenha a real dimensão do papel do pós-doutorado na execução de projetos de pesquisa para que possa atrair pesquisadores de outros países. Greicy Fernandez Ruenes, cubana que realiza seu curso de Mestrado em Biologia, destacou sua trajetória educacional até o momento. O doutorando em Educação de Moçambique, Julio Magido Velho Moura, abordou aspectos educacionais e culturais de seu país e salientou como a recepção aconchegante que teve quando dá sua chegada ao Brasil. Para Maria Julieta Abba, argentina que cursa no Brasil seu doutorado em Educação, para que um processo de internacionalização seja bem sucedido, é muito importante que diversos aspectos sejam considerados, tais como, a questão cultural, educacional e também linguística.

Os professores do programa de pós-graduação em Educação, Dr. Danilo Streck, Dra. Eli Fabris e Dra. Viviane Klaus, também destacaram a importância de eventos como esses a fim de que todos se sintam motivados e incentivados a interagirem com a internacionalização, quer seja através do contato diário com alunos internacionais na UNISINOS, quer seja buscando instituições e parceiros estrangeiros para realizarem suas pesquisas.

Link de acesso ao vídeo completo: Canal do Youtube