Foto da reunião semanal com a presença da Sara (esquerda)

A Sara participa, eventualmente, das nossas reuniões no Centro, compartilhando informações e buscando contribuir com os nossos estudos.

1. Quais são as principais atividades desenvolvidas na Unisinos referentes a internacionalização? A internacionalização da Unisinos é guiada pelo Pró-Reitor Acadêmico.  Atualmente, existe um órgão de assessoramento da Reitoria – Assessoria de Relações Internacionais e Nacionais (ARIN) – que é responsável por promover a cooperação e manter o relacionamento com instituições estrangeiras. O atendimento e apoio aos estrangeiros e alunos em mobilidade se dá através da Unidade Acadêmica de Graduação e das Secretarias dos Programas de Pós-Graduação.

2. Com que países e regiões a Unisinos mantém um intercâmbio mais intenso em termos de mobilidade de professores e alunos? Os alunos e professores da Unisinos possuem contatos em diversos países. No caso da graduação, a maioria dos alunos opta por realizar mobilidade em Portugal ou na Espanha. Parceira importante para a Unisinos, a República da Coréia também é destino de vários alunos, principalmente na área tecnológica e de negócios.

3.Quais são os cursos que mais procuram a informações para intercâmbio? Graduação ou pós-graduação? A procura se dá de forma disseminada e percebemos o interesse crescente dos alunos de graduação da Escola Politécnica (Arquitetura), de Direito e de Gestão e Negócios (Administração). Além disso, a busca por cotutela também está se tornando mais frequente na pós-graduação.

4. Quais são as principais dificuldades encontradas pelos alunos que vem para a Unisinos? Na parte da adaptação, o idioma acaba sendo uma barreira. Mesmo que a maioria dos alunos estrangeiros seja de fala espana, é muito mais fácil para o brasileiro entende-los do que o contrário.

5. De que forma o Centro contribui ou pode contribuir com as atividades de internacionalização da Universidade? O Centro auxilia na difusão de competências multiculturais e também como multiplicador da importância da internacionalização da educação para a comunidade acadêmica. Além disso, percebo que o Centro poderia ser um impulsionador da internacionalização na sociedade local também, ao influenciar os educadores que são formados pelo PPG.

Há atividades destinadas a alunos intercambistas, tanto para os que saem como para os que vêm para a Unisinos (encontros de informação, seminários, etc.) Anualmente, organizamos dois eventos para públicos distintos. O Check-in Internacional ocorre geralmente na metade do ano e é destinado para a orientação dos alunos da Unisinos que estão indo para o exterior. Já o International Day é um evento voltado para os alunos estrangeiros que vem para a Unisinos e ocorre a cada início de semestre. Além disso, o site da Unisinos está sempre atualizado com oportunidades disponíveis para nossos alunos no site. Acompanhe também nossa página no Facebook  para não perder nenhuma oportunidade.