“Os seres humanos, ao contrário dos pássaros, voam com raízes”

No dia 19/06/2019 na Unisinos, São Leopoldo, o Diálogos Internacionais contou com a participação de alunos dos Programas de Pós Graduação que compartilharam suas experiências no exterior durante o período em Sanduíche.

Josilaine Antunes do PPG em Educação teve sua mobilidade para Coimbra em 2018, onde ela conta ter passado por uma reconstrução como sujeito, assim como uma nova reflexão sobre seus saber fazer de onde estou/quem eu sou. Uma das melhores coisas de estudar no exterior, para ela, foi poder estudar outro círculo de autores a partir de novas perspectivas que é o dessa outra cultura.

Greici Cañete da linguística aplicada explicou aos convidados sobre sua estada em Montevidéu. Ela recordou as dificuldade de se adequar a um edital que parecia ter normas cabíveis as pessoas que vão para mais longe: só avião, só com passaporte, etc. Em seu momento de fala, destacou especialmente as questões de Internacionalização entre as universidades e regionalização de costumes e culturas.

Fabrício Dias de Andrade também do PPG em linguística, contou sobre a experiência de pesquisar as questões de internacionalização. Essa pesquisa que o levou pessoalmente até a Argentina contou com a participação de cinco universidades do Brasil e cinco da Argentina. Os participantes faziam  um diário de viagem semanal ou quinzenal. Ele comentou sobre os esteriótipos que haviam sobre as culturas Brasil e Argentina e que foram quebrados durante as convivências.