Daniel Ortiz

Olá, me chamo Daniel Ortiz de Matos. Sou estudante do curso de Direito Público na Unisinos e, atualmente, sou visiting schoolar na McGeorge Law of School da University of the Pacific, em Sacramento, na Califórnia. Estou aqui sob a supervisão do professor Jay Mootz (McGeorge) e sob orientação do Professor Doutor Lenio Luiz Streck (UNISINOS), graças a uma bolsa sanduíche da CAPES.

Nesta jornada a tese vai amadurecendo, na mesma toada em que o pesquisador, diante dos vários caminhos possíveis, tem buscado discernir aqueles que devem ser trilhados. Esta sabedoria só alcança os que se dispõe à aventura. Esta minha está apenas nos primeiros capítulos.

Não tenho nada a reclamar do acolhimento da Universidade McGeorge Law of School, pelo contrário, eles têm sido muito solícitos em todas as minhas necessidades. No que se refere ao inglês, obviamente, tive as dificuldades iniciais que normalmente um falante intermediário encontra. Foram necessárias algumas semanas para começar a processar as informações numa frequência não tão distante dos nativos. É importante destacar que como os Estados Unidos possuem imigrantes de toda a parte do mundo, e na própria McGeorge tenho colegas da China, Rússia, Nigéria, Áustria, há uma predisposição em compreender e fazer- ser compreendido por parte dos americanos. Mesmo assim, estou fazendo um curso intensivo de inglês. Espero aproveitar adequadamente esta oportunidade única para a minha formação.

Daniel Ortiz de Matos