No dia 26 de fevereiro, a aluna argentina Maria Julieta Abba defendeu sua tese de Doutorado em Educação, intitulada: “Limites y potencialidades para el desarrollo de una internacionalización de la educación superior necessária: estudio de caso de la Unila (BRASIL) y la Elam (CUBA)”. O tema central de sua pesquisa é a internacionalização da educação superior na América Latina. A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar, a partir de uma análise descritiva e exploratória, os limites e as potencialidades da Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (UNILA-BRASIL) e da Escuela Latinoamericana de Medicina (ELAM-CUBA).

Julieta é a primeira aluna estrangeira a defender uma tese de Doutorado em Educação na universidade. A banca avaliativa foi composta pelos seguintes professorxs do Programa de Pós-Graduação em Educação: Danilo Romeu Streck, Flávia Obino Corrêa e Berenice Corsetti (orientadora da tese). Além dessxs professorxs, estavam presentes: a professora convidada Estella Maria Miranda (Universidade de Córdoba – Argentina) e a professora Regina Laisner (UNESP), que participou da avaliação por videoconferência.

A aluna recebeu aprovação e foi bastante elogiada pela banca, sendo indicada ao Prêmio Capes de Tese 2018, que avalia as melhores pesquisas do Brasil.

Julieta e sua orientadora, Profª Dra. Berenice (créditos da foto: Lorenzo Panassolo)