Início do Conteúdo

FAQ

Book Express X Reserva

Perguntas Frequentes

Book Express X Reserva

Book Express - O que é?

O serviço de Book Express tem como objetivo facilitar e agilizar os empréstimos de materiais disponíveis aos usuários da Biblioteca Unisinos.

Como posso solicitar?

O pedido é feito através da pesquisa no Catálogo online da Biblioteca. O Book Express atende somente pedidos dos materiais existentes na Biblioteca São Leopoldo e Biblioteca Porto Alegre. O usuário receberá um e-mail de aviso quando o exemplar estiver disponível na Biblioteca de destino.

Reservas – Quando posso solicitar?

Podem ser realizadas somente quando os materiais estiverem emprestados. A reserva é registrada através da pesquisa no “Catálogo online” da Biblioteca LINK

Como fico sabendo da disponibilidade do material que reservei?

O usuário recebe um e-mail quando o exemplar estiver disponível na Biblioteca. Para isso, o endereço deve estar atualizado no Portal Minha Unisinos. O usuário também pode consultar o status da sua reserva, através do Meu Pergamum, localizado no “Catálogo online” da Biblioteca. A reserva fica à disposição do usuário por um período de 36 horas. Se o usuário não retirar a obra, o sistema repassa para o próximo da fila, ou é devolvido para a estante no caso de não haver outra reserva.

Qual a diferença entre “Reserva” e “Book Express”?

As Reservas podem ser realizadas somente quando todos os exemplares estiverem emprestados. Os pedidos de Book Express são realizados quando os materiais se encontram disponíveis no acervo. A Biblioteca separa o material solicitado e envia para o local de sua preferência, para a retirada. Ambos são solicitados através do “Catálogo online” da Biblioteca.

Bases de Dados

Perguntas Frequentes

Como acessar?

O acesso se dá através da página da Biblioteca em Bases de Dados. Inicialmente o acesso será liberado na rede interna da Unisinos (wi-fi ou cabeada), caso esteja em uma rede externa, será necessário realizar a configuração de Proxy. O tutorial se encontra na página da Biblioteca, em “Pesquisa” opção “Base de Dados”.

A configuração é única para todas as bases. Após realizada a configuração, seu login de acesso é o mesmo do Portal Minha Unisinos.

Portal de Periódicos Capes - Como faço para acessar?

O Portal de Periódicos Capes está disponível para acesso remoto para quem possui vínculo com a Unisinos. Para o acesso ver item Bases de Dados - Como acessar?

Procurei por algumas Bases de Dados, Science Direct, Scopus, IEEE, Web of Science, Emerald... mas não encontrei nenhuma no site da Biblioteca, como posso acessar essas coleções?

Estes recursos estão incluídos dentro do Portal de Periódicos Capes, a política do Portal não permite a inclusão do link direto para essas bases, é necessário entrar no ambiente da Capes e realizar a busca pelo nome da base, atualmente existem aproximadamente 530 Bases de Dados incluídas no Portal.

Débito na Biblioteca

Perguntas Frequentes

DÉBITO NA BIBLIOTECA

Como faço para quitar?

O Usuário que possui débito pendente poderá regularizar sua situação presencialmente numa das nossas Bibliotecas ou solicitar através do site, na aba “Serviços e Recursos” opção "Regularização de Atrasos e Débitos com a Biblioteca” Link

O lançamento para alunos ativos é somente na mensalidade. Em casos de bolsistas, constará no boleto da mensalidade referida somente o valor do débito.

Como posso negociar débitos de Comissão de Permanência?

Débitos acima de R$ 70,00 podem ser pagos através de livros novos. Essa modalidade permite um desconto do valor devido que deve ser quitado com a aquisição de livros novos listados pela Biblioteca.

Para essa opção os livros devem ser devolvidos em uma das Bibliotecas Unisinos.

Posso renovar livros em atraso?

A Biblioteca possui o serviço de “Regularização de Atrasos e Débitos com a Biblioteca”; é um serviço que tem como objetivo facilitar a renovação dos livros em atraso sem a necessidade de trazê-los à Biblioteca. A solicitação deve ser feita através da página da Biblioteca em “Serviços e Recursos” na opção "Regularização de Atrasos e Débitos com a Biblioteca”

E-Book / Livro Eletrônico

Perguntas Frequentes

E-BOOK / LIVRO ELETRÔNICO

Como acessar?

Para acessar livros eletrônicos é necessário realizar a pesquisa do título de interesse no “Catálogo online”, na página da Biblioteca Link Biblioteca Após a pesquisa, clique no ícone ao lado esquerdo do título (cadeado). Após clicar, abrirá uma tela de acesso. Nesta tela é preciso digitar o mesmo Login e Senha do Portal Minha Unisinos.

Emprestimo de Livros

Perguntas Frequentes

EMPRESTIMO DE LIVROS

Empréstimo de materiais - o que preciso para realizar?

- Para efetuar o empréstimo, deve-se apresentar o cartão de funcionário, de aluno, de professor, ou documento oficial com foto, e digitar a senha pessoal.

É possível outra pessoa fazer empréstimo em meu nome?

- O empréstimo pode ser efetuado por terceiros, mediante apresentação do Cartão Unisinos ou documento oficial com foto e senha pessoal do usuário.

Qual a senha da Biblioteca?

 - A senha utilizada para empréstimos de materiais e demais serviços da Biblioteca, é a mesma utilizada para acessar o Portal Minha Unisinos.

Não sou aluno da Universidade – Posso retirar livros?

- O empréstimo domiciliar é um benefício para usuários com vínculo ativo com a Universidade. Ver item “USUARIOS BIBLIOTECA”.

Empréstimo entre Bibliotecas - Como funciona?

Possibilita a solicitação de empréstimo de livros, não existentes na Biblioteca Unisinos, à outras bibliotecas e permite o empréstimo de itens pertencentes ao acervo da Biblioteca Unisinos aos usuários vinculados a outras instituições. O EEB pode ser utilizado por qualquer usuário com vínculo ativo com a Universidade. A Biblioteca conveniada pode retirar dois itens por vez pelo prazo de uma semana.

Para a solicitação, entre em contato com a Biblioteca da sua instituição.

O que fazer se perder um item retirado na Biblioteca?

O usuário deve efetuar a reposição por um exemplar da mesma obra, de edição igual ou mais recente à do item perdido. Caso o título esteja esgotado, a Biblioteca indicará um título equivalente para substituição. A solicitação deve ser feita através da página da Biblioteca na aba “Serviços e Recursos” opção “Reposição de materiais”.

O usuário estará sujeito ao pagamento de comissão de permanência pelo período entre a data de vencimento do empréstimo do material perdido e sua reposição.

Onde encontro o código de exemplar que é solicitado no serviço de “Reposição de materiais”?

Você pode encontrar no código de barras através do “Meu Pergamum”, no “Catálogo online”; clique aqui para saber como encontrar.

Posso agendar o uso de uma sala de estudos?

O serviço de reservas de sala para estudo em grupo na Biblioteca São Leopoldo está indisponível temporariamente.

FICHA CATALOGRÁFICA

Perguntas Frequentes

Serviço é oferecido sem custo e exclusivamente para alunos de mestrado e doutorado da Unisinos com bolsa CAPES ou CNPq. O bolsista deve enviar sua solicitação para o e-mail bibliopt@unisinos.br, juntamente com o arquivo da dissertação ou tese.

Para alunos não bolsistas, o contato deve ser feito diretamente com um profissional de Biblioteconomia, sendo este serviço particular e sem qualquer relação com a Instituição.

Qual o horário de atendimento da Biblioteca?

Biblioteca São Leopoldo

Biblioteca São Leopoldo

Acervos

Fechados.

Saguão

  • Segunda a sexta das 09h às 20h
  • Sábado, sem atendimento

3A - Espaço para estudo

Fechado.

 

Av. Unisinos, 950

Bairro Cristo Rei

São Leopoldo/RS

CEP: 93.022-750

Fone: (51) 3590 8819

E-mail: bibliotecasl@unisinos.br

Atenção: Em Janeiro e Fevereiro a Biblioteca atende em horário diferenciado:

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

 

 

Biblioteca Porto Alegre

Nível Biblioteca - Torre Educacional

  • Segunda a sexta das 09h às 20h
  • Sábado, sem atendimento

Acervos

Fechados.

 

Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600

Bairro Boa Vista

Porto Alegre/RS

CEP: 91.330-002

Fone: (51) 3591 1282

E-mail: bibliotecapoa@unisinos.br

Atenção: Em Janeiro e Fevereiro a Biblioteca atende em horário diferenciado:

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

NORMAS DA ABNT

Perguntas Frequentes

Normas da ABNT - Onde encontrar?

A Biblioteca Unisinos disponibiliza o acesso à coleção completa das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR) e Associação Mercosul de Normalização (AMN). A consulta pode ser realizada pelo site da Biblioteca, no endereço “Pesquisa -> Base de Dados -> Coleção ABNT”. Para acesso remoto, será necessária a configuração de Proxy.

Auxílio para utilização/aplicação das Normas para trabalhos técnico científicos - Como obtenho?

Para saber como aplicar as normas da ABNT a seus trabalhos científicos, você poderá participar das Capacitações oferecidas pela Biblioteca ou agendar orientação com a equipe pelo site, através do link de orientação para o uso de normas. A Biblioteca também disponibiliza diversos materiais de apoio, como o manual de normas e modelos de trabalhos acadêmicos. Para consultá-los, acesse http://unisinos.br/biblioteca/servicos-e-recursos#orientacoes-para-uso-de-normas

Pesquisa de Materiais

Perguntas Frequentes

Como faço para saber se a Biblioteca possui o título do livro que preciso?

- Para saber se a Biblioteca possui um determinado título, você deve fazer a pesquisa em nosso “Catálogo online”, através deste link -> link biblioteca

 

Proxy

Perguntas Frequentes

Como Configurar?

Para configurar o acesso via proxy de acordo com o seu navegador ou modelo de computador, veja os tutoriais disponíveis na página da Biblioteca em >> Bases de Dados.

Fiz a configuração de proxy e agora não consigo acessar outros conteúdos no meu computador, qual a solução?

A rede proxy permite acesso somente aos sites institucionais e coleções assinadas pela Biblioteca, essa restrição fica inserida no navegador que estiver configurado, recomendamos o uso de dois navegadores simultaneamente, por exemplo, navegue na internet no Google Chrome e use as Bases de Dados da Unisinos com o proxy no Firefox. Outra opção é desabilitar o proxy após o uso, para isso basta verificar as instruções no final de cada tutorial.

Se eu não quiser configurar o proxy, existe alguma alternativa?

O Portal de Periódicos da Capes (através do recurso CAFe) e EBSCOHost (através do recurso Institutional login) permitem autenticação institucional, através destes recurso é possível logar no site ou app e realizar as consultas sem o uso do proxy. Para os demais recursos (Coleção ABNT, Euromonitor, RT On-line, etc) é indispensável o uso do proxy para acesso remoto.

Fiz a configuração de Proxy, mas continuo sem acesso às Bases de Dados, o que fazer?

Verifique se o link do proxy está escrito corretamente nas configurações do seu navegador, com o "http" e o ".pac" ao final do link, o endereço exato é http://www.unisinos.br/proxy.pac. Após a configuração, retorne na barra de navegação e digite www.unisinos.br/biblioteca (ingresse diretamente na página, não utilize os sistemas de buscas), lembre-se que sites externos, incluindo alguns mecanismos de buscas, estão bloqueados na rede proxy.

Renovação

Perguntas Frequentes

Como faço a renovação dos livros que retirei na Biblioteca?

- Até a data de vencimento dos empréstimos, a renovação pode ser feita das seguintes maneiras:

- Pela WEB - link para Renovação. Para isso é necessário saber o login e senha do Portal Minha Unisinos

- Pelo telefone: 51 - 35908819, de segunda a sexta, das 09h às 19h45.

- No balcão de atendimento da biblioteca. Para isso é obrigatório apresentar o cartão Unisinos (ou documento oficial com foto) e será solicitada a digitação de senha pessoal para a conclusão da renovação

 

Scan Service

Perguntas Frequentes

Scan Service - O que é? Como solicitar?

O Scan Service é uma opção dentro do serviço de comutação bibliográfica oferecido pela Biblioteca Unisinos, através deste item é possível solicitar cópias digitalizadas de documentos que estão disponíveis apenas no acervo físico da Biblioteca. A comunidade acadêmica pode solicitar mensalmente até três itens de forma gratuita (cada item compreende um artigo, um capítulo de livro, um documento, etc), após a terceira solicitação e para usuários externos, o serviço tem um custo tabelado conforme o padrão COMUT. A solicitação pode ser encaminhada via página da Biblioteca em Serviços e recursos, item Solicitação de documentos técnico-científicos.

Teses e Dissertações

Perguntas Frequentes

Onde encontro as Teses e Dissertações para pesquisa na Biblioteca? As Teses e Dissertações defendidas na Unisinos podem ser encontradas no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos – RDBU através do endereço LINK

Como posso disponibilizar minha Tese ou Dissertação?

O Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU) dispõe de defesas dos Programas de Pós-Graduação ofertados pela Unisinos. Se for de seu interesse disponibilizar sua produção, entre em contato com seu Programa de Pós-Graduação e solicite mais informações.

Onde localizo o termo de inserção de Tese ou Dissertação?

O termo para inserção de Teses e Dissertações está disponível em LINK

Como preencho o termo de inserção de Teses e Dissertações?

Em caso de dúvidas no preenchimento do Termo, você pode contatar a secretaria do seu PPG ou a equipe do RDBU através do endereço dspace@unisinos.br.

Usuários Biblioteca

Perguntas Frequentes

Sou Visitante - Como tenho acesso a Biblioteca?

A Biblioteca Unisinos está temporariamente fechada, disponibilizando à comunidade o acesso aos seus materiais através do serviço “Scan Service”.

Sou Ex-Aluno - Como tenho acesso a Biblioteca?

Se você é formado pela Unisinos, você faz parte do grupo de Egressos; a categoria permite utilizar os serviços da Biblioteca. É necessário atualizar o seu cadastro através do site: http://www.unisinos.br/egressos/