O volume de dados digitais disponíveis é cada vez maior em todos os segmentos profissionais e essa realidade não é diferente no campo educacional, principalmente quando falamos sobre Educação a Distância e ambientes virtuais de aprendizagem. Um dos desafios neste cenário é o tratamento de dados em linguagem natural, de forma com que existam ganhos de qualidade no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo é apresentar e avaliar um modelo para a análise qualitativa de respostas em linguagem natural, provenientes de interações em um
ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, também são utilizadas técnicas de processamento de linguagem natural e representação de conhecimento em ontologias. A avaliação preliminar realizada com a abordagem proposta, através de um protótipo desenvolvido, indica possibilidades de bons resultados e a possibilidade de automatização do processo, o que pode facilitar o trabalho de educadores que precisam se envolver com um alto volume de informações para avaliar um grande número de estudantes, bem como pode ser útil para estudantes em processos de estudo individual.

Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação