Unisinos

Indústria Criativa

Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre

Efendy é Professor Titular/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.

Professor com Pós-doutorado em Comunicação: Universidad Autónoma de Barcelona, España. Doutorado e mestrado: Universidade de São Paulo (ECA-USP), Bacharel em Jornalismo (ECA-USP).

Ampla experiência profissional como licenciado em Comunicação (habilitação pesquisa): FACSO-UCE- Equador, Professor/Pesquisador na Unisinos desde 1999. Coordenador Geral para América Latina da Red AMLAT. Titular da Cátedra Armand Mattelart CIESPAL. Professor Convidado, Conferencista, Consultor Científico em universidades de Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Peru, Espanha, Portugal, Cuba, México, Bolívia e Equador. Autor/Editor de obras de referência no campo das ciências da comunicação nas linhas de epistemologias, metodologias e teorias. Pesquisador e orientador premiado pela CAPES, INTERCOM, COMPÓS, UNESCO. Orientador/Supervisor em nível de pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação. Foi coordenador de relações internacionais do Centro de Ciências da Comunicação; também, tem coordenado comissões de seleção para o PPGCC; comissões de bolsas e de orçamento; comissões de desenho de programas DINTER e MINTER. Concentra suas atividades acadêmicas na formação de pesquisadoras e pesquisadores de excelência, em nível internacional; nessa perspectiva desenvolve a linha transmetodológica de produção de conhecimento como alternativa inventiva para a transformação sociocultural. Trabalha problemáticas latino-americanas, de cidadania comunicacional, cultura das mídias, relações interculturais, comunicação/educação e tecnologias da comunicação. Além disso, foi gestor de microempresas na área de alimentação. Trabalhou como jornalista, radialista, produtor de televisão, relações públicas, editor, produtor audiovisual e assessor de comunicação em governos regionais e locais.

O professor desde os primeiros anos de vida se distinguiu como dançarino (cha cha cha, merengue, cumbia, gaita, salsa, bolero); além disso, fez uma passagem breve como ator/produtor de teatro; a sua paixão pelo cinema o fez participar em cineclubes e abrir uma sala de cinema: “Cinerama Flavio Alfaro”.

Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre

Escolas onde leciona