Unisinos

Indústria Criativa

James Zortéa Gomes

Professor no Curso de Realização Audiovisual (CRAV), Jogos Digitais, Fotografia, Design e no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologia.

Doutorando em Poéticas Visuais pelo PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS; Mestre pelo mesmo programa, pesquisando a intersecção entre vídeo e desenho. Graduado em Artes – Habilitação em Desenho pela UFRGS.

O professor foi artista/gestor do espaço cultural Atelier Subterrânea, entre 2006 e 2015. A partir de 2010 fundou, junto ao artista Rodrigo John, a Osso Filmes, um núcleo de concepção e produção de projetos de cinema e arte. Com foco na produção de filmes autorais, tem desdobrado suas ações também em atividades de formação e exibição, como cursos e mostras. Os curtas-metragens da Osso participaram de mais de 100 festivais e ganharam prêmios no Festival de Gramado, Festival de Brasília e Festival de Havana. Recentemente atuou como diretor de animação no longa YONLU (2018) vencedor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2017): Prêmio Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) de Melhor Filme Brasileiro.

James adora criar desenhos artísticos, além da captação de imagens para vídeo e fotografia. Arrisca-se com desenhos feitos com carvão, grafite, nanquim e busca misturar e inovar com projeção digital.

Redes Sociais: Instagram

James Zortéa Gomes