XVIII Simpósio Internacional IHU

Evento acontece até a próxima quinta-feira, 24/5

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta segunda-feira, 21/5, aconteceu a abertura do XVIII Simpósio Internacional IHU. A virada profética de Francisco. Possibilidades e limites para o futuro da Igreja no mundo contemporâneo. O evento foi realizado no Teatro Unisinos, Campus Porto Alegre. O Simpósio tem como objetivo analisar as principais características da virada profética do Papa Francisco e refletir crítica e transdisciplinarmente sobre o papel da Igreja e seus impactos no mundo contemporâneo a partir da sua visão social, econômica, (geo)política, ecológica, cultural e teológica.

[professora Cleusa Maria Andreatta, Pe. Pedro Gilberto Gomes e Pe. João Geraldo Kolling Crédito: Rodrigo W. Blum

“Nós encontramos nessa expressão “virada profética”, já utilizada em outros lugares e eventos, uma expressão que julgamos que de diferentes formas é capaz de dar conta, em boa medida do que traz de surpresa, de novidades e também de impactos esse pontificado do Papa Francisco, já ao longo desses cinco anos. E nós esperamos que esse Simpósio possa nos ajudar a discutir e caracterizar em que consiste mesmo essa virada profética”, afirmou a professora Cleusa Maria Andreatta, responsável pelas Publicações e a Teologia Pública do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação cultural do “Grupo Voice In”, formado por um quinteto que se destaca pelo canto à cappella. Na sequência, uma mesa foi formada. Além da professora, também participaram o vice-reitor da Unisinos, Pe. Pedro Gilberto Gomes; e o diretor-presidente da Associação Antônio Vieira – ASAV, Pe. João Geraldo Kolling.

“Uma contribuição que acredito que possa ser inteligente e generosa para aquilo que são desafios que enfrentamos no século XXI. Desejo que esse 18º Simpósio, a virada profética de Francisco, possa auxiliar, colaborar, para todos nós, no sentido de que consigamos sempre e em todas as circunstâncias em tudo amar e servir, buscando a maior glória de Deus num clima de paz e bem”, destacou o Pe. João Geraldo.

Um vídeo com uma mensagem do reitor Pe. Marcelo Fernandes de Aquino foi exibido. O reitor não esteve presente no evento, pois cumpre missão no exterior para participar do IV Encontro Internacional de Reitores Universia, em Salamanca, Espanha; do Shanghai Forum 2018, na China; e renovar contatos institucionais com universidades e entidades parceiras em Seoul, Coreia do Sul.

“Nós não estamos dando aula para formar simplesmente um profissional. Nós queremos formar um profissional com qualidade, mas um profissional na sua integralidade para que sejam homens e mulheres para os demais. Isso é a nossa dimensão pastoral. E nesse sentido, o IHU é para todos o grande braço que nos ajuda”, afirmou Pe. Pedro.

O evento também foi marcado pela inauguração do Espaço IHU na Torre Educacional, Campus Porto Alegre. O momento foi comandado pelo diretor do IHU, Pe. Inácio Neutzling. Para fechar a noite, o público presente acompanhou a conferencia: As grandes tendências econômicas sociais que caracterizam o mundo contemporâneo. A atividade foi ministrada pela conferencista da Pontificia Facoltà di Scienze dell´Educazione Auxilium – Italia e Libera Università Maria SS. Assunta – LUMSA – Italia, Alessandra Smerilli.

A programação completa do XVIII Simpósio Internacional IHU você confere no site do Instituto.