Volta às aulas

Atividades acadêmicas de graduação recomeçam em 07 de agosto

Crédito: Rodrigo W. Blum

Um novo semestre letivo inicia na segunda-feira, 07 de agosto, para os cursos de graduação presencial e a distância. Confira algumas dicas sobre infraestrutura e serviços para facilitar sua rotina acadêmica.

Ação de acolhida

A Unisinos está muito feliz com a chegada de mais um semestre e quer dar boas-vindas aos veteranos e aos calouros. Para isso, organizou um evento especial. Durante os primeiros dias de aula, terão atividades em diferentes lugares dos campi. Confere aí:

São Leopoldo: Um grande mapa do campus estará exposto e os alunos poderão escrever coisas legais sobre espaços da universidade em um adesivo e o colar sobre o mapa e, assim, dividir com os calouros as coisas bacanas que tem no campus. Quem participar ganhará um adesivo do seu curso.

E para manter os alunos com energia, nessa primeira semana haverá distribuição de pipocas à vontade.

Porto Alegre: Na capital as atividades ocorrem na segunda e quarta-feira. Um painel convida os alunos a refletir sobre a frase “nesse semestre eu…”. A ideia é incentivar os alunos a deixarem mensagens escritas com seus planos e desejos para o semestre que se inicia. Quem participar também ganha um adesivo do seu curso.

Assim como no campus São Leopoldo, em Porto Alegre também terá pipoca para os alunos.

Mapas dos campi

Quer achar sua sala de aula, a biblioteca ou uma lancheria? A dica é consultar os mapas dos campi de São Leopoldo e Porto Alegre, que identificam os principais espaços da Universidade. Dessa forma, fica fácil saber para onde ir.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Cartão estudantil e estacionamento

• Para garantir o benefício de desconto no estacionamento, acesse o campus com o seu Cartão Unisinos. Quem retirar o tíquete na entrada terá de pagar o valor integral, por isso, certifique-se de estar sempre com o documento em mãos.
  • Se você ainda não tem, perdeu ou está com o prazo de validade do cartão vencido, lembre-se de solicitar uma nova via. Durante o tempo de confecção, retire uma identidade estudantil temporária junto a um AR assistido, no posto da Safe Park.
  • Calouros que confirmaram a utilização do estacionamento no ato da matrícula receberão um cartão temporário. Se você já fez a solicitação, fique atento ao seu e-mail. Você receberá um aviso com instruções de retirada assim que o documento estiver pronto.
  • Se quiser antecipar a compra de créditos, acesse o menu Estacionamento, em Minha Unisinos, e evite filas. Mais informações sobre esse assunto no site da Universidade.
  • Acesso ao prédio LABS, em Porto Alegre, também precisa de cartão, assim como TEDU. Para acessar aos laboratórios com segurança, utilize a passarela e siga por dentro do Colégio Anchieta, entrando pelo portão 3 (passando o cartão na catraca nova que terá ali a partir do dia 7 e lá no acesso à área da Unisinos e ao prédio LABS novamente).

Rede wi-fi

Para se conectar à rede UNISINOS, digite seu e-mail institucional (usuario@edu.unisinos.br) e sua senha. Essa configuração será necessária apenas no primeiro acesso. Depois disso, a rede será reconhecida automaticamente quando você estiver no campus. Em caso de dúvidas, acesse o tutorial. Confira as dicas e saiba como se conectar aqui.

Office 365 para alunos

Como estudante da Unisinos, você tem um e-mail institucional e acesso aos aplicativos do Office 365, que permitem realizar as atividades acadêmicas com mais rapidez e simplicidade.

Você pode instalar o programa em cinco computadores pessoais e outros cinco dispositivos móveis, como smartphones, iPads, tablets Windows e Android. Outra ferramenta importante é OneDrive for Business, que disponibiliza 1TB de espaço online para guardar os arquivos criados em aula. Sincronize seus documentos do OneDrive for Business para trabalhar com arquivos em seu computador e acessá-los mesmo offline. Para saber mais sobre os recursos, acesse office365.unisinos.br.

App Moodle

O App Moodle possibilita uma série de interações nas comunidades virtuais diretamente de seu dispositivo móvel. O aplicativo está disponível para smartphones Android e iOS. Nele, é possível responder a fóruns, enviar arquivos das atividades de aula, assistir a vídeos, trocar mensagens, visualizar datas de entrega de tarefas etc.

Para saber mais sobre os benefícios de Tecnologia da Informação que a Unisinos oferece, confira este guia.