Virada Profética de Francisco é tema de Simpósio Internacional do IHU

Evento ocorre em maio e contará com diversos conferencistas

Crédito: Divulgação

Para refletir de forma crítica e transdisciplinar o papel da Igreja Católica e seus impactos no mundo contemporâneo, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU realizará entre os dias 21 e 24 de maio, o XVIII Simpósio Internacional IHU – A virada profética de Francisco. Possibilidades e limites para o futuro da Igreja no mundo contemporâneo”.

Com o objetivo de analisar as principais características da atuação do Papa Francisco frente à Igreja, o evento ocorrerá no Teatro Unisinos – Campus Porto Alegre. No XVIII Simpósio Internacional IHU, participarão os conferencistas: Andrea Grillo e Vito Mancuso (Itália); Emilce Cuda e Juan Carlos Scannone (Argentina); Mary Hunt, Massimo Faggioli, Todd Salzmann e Michael G. Lawler (EUA), Hilário Henrique Dick e José Roque Junges (Unisinos), entre outros.

Voltado a estudantes, professores e comunidade em geral, o evento tem uma extensa programação de conferências, mesas redondas, minicursos e painéis. Serão debatidos temas voltados à juventude, crises ambientais e econômicas, questões sobre refugiados e migrantes. Também, serão exibidos os documentos papais Laudato Si’, Amoris Laetitia e Magnum Principium, além da Evangelii Gaudium.

Além das palestras, a programação contará com a exibição de trabalhos acadêmicos sobre a contribuição dos cinco primeiros anos do pontificado de Jorge Mario Bergoglio. Os assuntos serão apresentados a partir de uma visão social, econômica, ecológica, cultural e teológica. Uma mostra de cinema sobre alguns filmes que debatem a questão da Igreja ocorrerá no dia 21, das 10h às 12h. Na ocasião, serão exibidos nomes como Habemus papam (Nanni Moretti, drama, Itália, 2011); The Young Pope (Paolo Sorrentino, drama, Itália, 2016); Vedete, sono uno di voi (Ermanno Olmi, documentário, Itália, 2017) e Francisco, el Padre Jorge (Beda Docampo Feijóo, Argentina, drama, 2015).