Verão Negro

Projeto oportuniza atividades de lazer para moradores da comunidade Quilombo Silva

Crédito: Divulgação

O Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas da Unisinos – Neabi realiza atividades que integram o Projeto Verão Negro. Com ações que iniciaram em janeiro e seguem até 23/2, o Núcleo busca proporcionar para as crianças, adolescentes e familiares do Quilombo da Família Silva os direitos de lazer, do brincar, da diversão e da convivência social, que é um dos pilares da constituição federal. Além disso, o projeto visa oportunizar a iniciação ao atendimento com as oficinas de cidadania e inclusão digital.

A ideia surgiu após uma visita do Neabi na comunidade Quilombola da Família Silva para aproximação e realização de levantamento das necessidades, onde ficou evidente a carência social. Localizado entre as Avenidas Nilo Peçanha e Carlos Gomes, em um terreno na rua João Caetano, em Porto Alegre, o Quilombo da Família Silva é o primeiro quilombo urbano do país e o único a ser titulado.

Ao propor um trabalho com a comunidade local, entre os relatos, uma das moradoras contou que nunca entrou na Unisinos. Com exceção das crianças, que realizam aulas de tênis no contraturno escolar por um voluntário, os adolescentes ficam na sua maioria em ócio. Com isso, o Núcleo percebeu a necessidade de iniciar suas atividades de forma efetiva na comunidade.

Crédito: Divulgação

Confira a programação de fevereiro para os moradores do Quilombo Silva. As ações visam oportunizar momentos de lazer; contribuir para o exercício da cidadania, auxiliando na inclusão social dos moradores do Quilombo Silva; promover a interação da Universidade com a comunidade; e aproximar o Neabi com a comunidade por meio de atividades dos projetos sociais AFROICULTURAS e IDAFROI.

Programação

09/02 – Jogos online afroindígenas – laboratório de informática Campus Unisinos Porto Alegre

16/02 – Piquenique coletivo no Espaço Unisinos – roda de conversa

23/02 – Apresentação do IDAFROI aos participantes

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar