Projeto Imigrantes

Um trabalho que reúne músicos do Haiti e da Nigéria

Crédito: Divulgação Sigmund Records

Contar histórias através da música, essa é a ideia do curso de Produção Fonográfica e da gravadora experimental da Unisinos, Sigmund Records, que realizam o Projeto Imigrantes. O trabalho reúne músicos do Haiti e da Nigéria que vivem no Rio Grande do Sul e também de fora do estado.

“O objetivo é promover mudanças positivas na nossa realidade social para o número máximo de pessoas que for possível, através das contribuições de músicos talentosos. Trabalhando com as comunidades de imigrantes que chegam de países como o Haiti e do continente africano é uma forma que a Unisinos e a Sigmund Records podem ajudar”, afirma o coordenador do projeto, Charles Di Pinto.

Os artistas inscritos passaram por uma seleção que reuniu profissionais de diversas áreas da música que levaram em consideração critérios como: originalidade, interpretação, performance, afinação e ritmo. Após a seleção, sete músicos/banda foram escolhidos para o projeto.

Charles explica que a Sigmund Records trabalha na curadoria do potencial artístico e da música, cuidando da qualidade no processo de produção. A Unisinos se posiciona no papel de mediadora e realizadora de transformações positivas. O Projeto Imigrantes conta com a parceira do Estúdio Soma e tem apoio do Garden Pub e Vtonello Produtora Fonográfica.

“O projeto busca esse talento nas comunidades desses novos imigrantes, cuja cultura é uma parte fundamental da identidade das Américas. Nesse processo contínuo de diálogo entre os povos que colonizaram essa parte do mundo e nunca esquecendo o legado social dessa dinâmica intercultural”, completa.

O Projeto Imigrantes inclui a gravação de um CD com músicas autorais dos artistas, um documentário, entre outras iniciativas. O trabalho de produção será realizado durante todo o ano e o resultado das ações tem previsão de lançamento para dezembro.

Confira a lista dos músicos selecionados:

– Emmanuel Idowu Akinruli (Akin) – Nigéria

– Alix Georges – Haiti

– Patrick Olumide Obafemi (Lumi) – Nigéria

– Najeda Redon – Haiti

– Extenson Thelus (Sonson) – Haiti

– Surprise69- Haiti

– Emmanuel Villus (Smog) – Haiti

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar