Unisinos recebe turmas de Dinter e Minter em Direito em imersão presencial  

Atividade reúne, de 12 a 16 de janeiro, alunos da UNIRV (GO) e da UNIFACC (MT) e fortalece parcerias acadêmicas no Centro-Oeste do país

Crédito: Shutterstock

A Unisinos recebe, entre os dias 12 e 16 de janeiro, duas turmas de Dinter (Doutorado Interinstitucional) e Minter (Mestrado Interinstitucional) em Direito, em mais uma etapa presencial dos programas desenvolvidos em parceria com instituições do Centro-Oeste do país.  

A imersão reúne alunos do Dinter em Direito, oriundos da Universidade de Rio Verde (UNIRV), universidade pública municipal sediada em Rio Verde (GO), e do Minter em Direito, da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC), instituição comunitária localizada em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT).  

De acordo com o professor Anderson Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), a parceria com a UNIRV já apresenta resultados consolidados. “A UNIRV está iniciando sua segunda turma de Dinter com o PPGD da Unisinos, após a conclusão da primeira turma com grande êxito. Mesmo sendo uma instituição pública municipal, ela é um importante parceiro da Unisinos naquela região de Goiás, difundindo nossos cursos, pesquisas e a concepção jesuíta de ensino”, destaca.  

Já a relação com a UNIFACC se fortalece a partir da afinidade institucional. “A FACC é muito próxima da Unisinos pela confessionalidade e por turmas de Minter já formadas em áreas como Educação e Filosofia”, explica o professor.  

A iniciativa tem papel estratégico na ampliação do ensino e da pesquisa em regiões que ainda enfrentam escassez de professores e pesquisadores com formação stricto sensu, especialmente doutores. “São parcerias fundamentais em áreas economicamente prósperas, mas que ainda carecem de formação acadêmica de alto nível. Nossa presença amplia as possibilidades de novos ingressantes, fortalece parcerias institucionais e consolida o reconhecimento da excelência da Unisinos em nível nacional”, afirma Anderson, ressaltando ainda que a região metropolitana de Cuiabá conta atualmente apenas com o PPGD da universidade federal na área do Direito.  

Para os alunos, a experiência vai além da formação acadêmica. A mestranda Carolina Carvalho, da UNIFACC, destaca o impacto das trocas proporcionadas pela parceria. “A grande oportunidade são as trocas de experiência e de ideias, não só com professores, mas também entre alunos de outros estados e até de outros países”, afirma.  

Segundo Carolina, o contato com diferentes realidades amplia horizontes pessoais e profissionais. “Essa troca interestadual agrega não só conhecimento jurídico, mas também crescimento pessoal. A gente sai do mundo em que está acostumado e consegue furar um pouco a bolha, o que com certeza contribui para a nossa carreira”, conclui.  

A imersão presencial reforça o compromisso da Unisinos com a formação de excelência, a interiorização da pós-graduação stricto sensu e o fortalecimento de redes acadêmicas em diferentes regiões do Brasil. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar