Unisinos recebe alunos intercambistas neste semestre  

Crédito: Gabriele Rech

Na última sexta-feira, 01/08, a Unisinos realizou o Welcome Day, evento de recepção aos estudantes internacionais que chegaram para cursar um semestre acadêmico na Universidade. Entre os intercambistas que escolheram a instituição como destino de estudos em 2025/2 estão alunos do México e da Espanha, que serão acolhidos com uma programação voltada à adaptação à vida no Brasil e à rotina universitária.

Promovido pela área de Internacionalização, o evento reúne os estudantes recém-chegados e apresenta a eles informações fundamentais sobre documentação, saúde, segurança, mobilidade e cultura local. Além disso, a atividade inclui uma visita guiada ao campus, com destaque para a estrutura acadêmica e os espaços de convivência da Universidade.

“O Welcome Day é um evento de boas-vindas aos estudantes internacionais, criado para facilitar sua adaptação ao Brasil e à vida acadêmica na Unisinos”, explica Sara Rudnicki, coordenadora de Internacionalização. “Também promovemos atividades de integração com os monitores voluntários do Acolhimento Internacional, o que fortalece conexões e ajuda a criar uma rede de apoio desde antes da chegada ao país.” 

Alejandra Ameyalli é uma das estudantes mexicanas que irão vivenciar o intercâmbio na Unisinos neste semestre. Vinda da área de Ciências Ambientais, ela escolheu cursar disciplinas do curso de Biologia e participar de projetos com a equipe de Gestão Ambiental da Universidade. “Ainda não sei qual será meu projeto, mas estou muito empolgada para aprender novas técnicas que serão boas para o meu desenvolvimento”, conta. 

A escolha pelo Brasil, segundo a estudante, nasceu de uma conexão afetiva com a cultura brasileira. “Desde pequena, eu via desenhos brasileiros no México. Depois comecei a estudar português e gostei muito da cultura daqui. Temos muitas coisas similares e outras muito diferentes. Isso me despertou muito interesse pela diversidade do Brasil.” 

Outra mexicana que integra o grupo é Sofía Mendivil, estudante de Letras e Filosofia. Está realizando o sonho de viver uma experiência internacional pouco antes de concluir a graduação. 

 “Para mim era um sonho visitar o Brasil, mas eu não pensava que seria possível fazer intercâmbio. Então conheci o programa de Bolsa AUSJAL, tentei e agora estou aqui”, celebra. 

Sofía irá cursar disciplinas ligadas à área de Letras e participará das aulas de português do Português como Língua de Acolhimento (PLAC), voltado para migrantes e refugiados. Além da aprendizagem acadêmica, ela quer aproveitar a oportunidade para criar vínculos e mergulhar na cultura brasileira.  

“Até o final do semestre eu quero aprender a falar bem português, fazer amizades, conhecer pessoas, entender mais da cultura e da história local. Já estou gostando muito de estar aqui.”  

Além de qualificar a formação dos alunos estrangeiros, a experiência também impacta positivamente a comunidade acadêmica local. “Ao receber estudantes de outros países, promovemos o diálogo entre culturas e criamos um ambiente ainda mais plural e enriquecedor”, destaca Sara. A presença de estudantes de diferentes países reforça o compromisso da Unisinos com a internacionalização e o intercâmbio de saberes.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar