Unisinos realiza evento internacional de julgamento simulado

gavel icon

A Unisinos recebe, pela primeira vez, a I Tax Moot Court Competition, uma disputa de julgamento simulado envolvendo matéria tributária. A iniciativa da Escola de Direito da Unisinos vai ao encontro das melhores práticas de ensino jurídico no mundo, visando propiciar ao aluno uma experiência real da atividade privativa do bacharel em direito.

O evento é destinado aos acadêmicos do curso de Direito da Unisinos, e as inscrições encerram dia 27 de novembro. Na segunda-feira, dia 30, será divulgado o calendário das atividades e no dia 12 de dezembro, a partir das 9h, no Prédio E, ocorrerá a disputa com a apresentação das equipes.

De acordo como professor Ederson Porto, um dos organizadores do evento, trata-se de um julgamento simulado, onde as equipes deverão resolver um caso paradigmático do Direito Tributário, apresentando razões escritas e sustentando as ideias de forma oral perante uma comissão julgadora. A equipe com o melhor desempenho será declarada vencedora.

Teoria aliada à prática

Segundo Porto, os torneios internacionais são abertos para estudantes e profissionais vinculados a alguma instituição de ensino superior ou não. Ele conta que inúmeras instituições de ensino superior dos Estados Unidos e Europa realizam este evento, inclusive instituições da América Latina.

“A Unisinos até então não possuía um evento interno que pudesse capacitar os estudantes para as disputas externas, por isso a ideia veio para suprir essa lacuna”, destaca Porto.

O professor ressalta ainda que, caso a iniciativa dê certo, o objetivo para a segunda edição é abrir o evento para o público externo também. Para ele, a realização do primeiro Tax Moot na Unisinos vem suprir uma carência do curso de Direito.

“De um modo geral, os currículos são estruturados para formação teórica do acadêmico, porém deixam de lado a preparação para o exercício da advocacia em situações reais. Como professor de graduação, percebo que a sala de aula deve ser dinamizada. É preciso aproximar os alunos da prática”, completa.