José Fogaça palestra na Unisinos sobre os 35 anos da Constituição Federal

Crédito: Divulgação

Na noite da quinta-feira, 19/10, ocorreu a palestra “Os 35 anos da Constituição Federal Brasileira”, com o ex-senador e ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça. “O evento foi muito bom. O auditório estava lotado. Um evento relevante pelo impacto da Constituição de 1988 na vida das pessoas. A palestra do Fogaça foi muito boa, pois participou decisivamente daquele processo”, conta Miguel Wedy, decano da Escola de Direito.

Os acadêmicos do curso de Direito da Unisinos puderam ter uma compreensão mais profunda do contexto histórico e da importância da Constituição Federal, e sobre como ela influenciou a construção da realidade social e jurídica atual no Brasil. Fogaça foi um dos senadores constituintes e durante o evento salientou que o espírito desse processo era de mudança, para que os abusos e violações do regime autoritário não voltassem jamais.

Crédito: Divulgação

Wedy ainda destaca que esse debate foi importante, pois a Constituição de 1988 foi um marco fundamental na história do Brasil, onde determinou a transição do país de uma ditadura para uma democracia. “Foi a Constituição de 1988 que restabeleceu a legalidade democrática, os direitos fundamentais, os direitos sociais como saúde e educação, além de direitos difusos, como a proteção do consumidor e do ambiente sustentável. Uma Constituição que custou sangue, suor e lágrimas daqueles que a precederam”, frisa.